Fantaspoa 2020 será realizado em formato online e gratuito

O Fantaspoa (Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre) anunciou nesta terça-feira, dia 16, que sua 16ª edição será realizada em formato online e gratuita, em parceria inédita com a Darkflix, serviço brasileiro de streaming de vídeos voltado a produções de gênero fantástico.

Originalmente programada para ocorrer em maio, a edição de 2020 do festival havia sido postergada, devido à pandemia do COVID-19, para o segundo trimestre deste ano. Com o agravamento dos casos de contaminação e óbitos no Brasil, a organização do evento optou por migrar sua realização para o ambiente virtual.

Agendada para o período de 24 de julho a 2 de agosto, a décima sexta edição do Fantaspoa tornará a Darkflix palco de diversas premières latino-americanas: a programação contará com mais de 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países – cada título disponível para até 5.000 visualizações. Também, serão promovidas lives com conversas com cineastas, palestras e masterclasses. Trata-se da maior e mais democrática iniciativa online de um evento de cinema na América Latina até então, apontando futuros caminhos possíveis para o circuito de festivais e incentivando o isolamento social como forma de combate à pandemia.

ABERTURA, ENCERRAMENTO E HOMENAGEADOS

Cena do longa “Crazy World”, dirigido por IGG Nabwana

A abertura do 16º Fantaspoa terá a exibição do norte-americano “Pornô”, que conta a história de um grupo de empregados de um cinema que encontra um misterioso rolo de filme escondido e acaba libertando um demônio sexual. Uma divertida mescla de humor e horror, o primeiro longa-metragem do diretor Keola Racela terá sua première latino-americana no Fantaspoa, após ser exibido em festivais prestigiados, como South by Southwest, Fantasia, Sitges e FrightFest.

O encerramento do festival ficará por conta de duas produções que carregam a assinatura do Fantaspoa na produção: “Skull, a Máscara de Anhangá” e “Antologia da Pandemia”, ambos exibidos recentemente em première mundial no festival de Chattanooga, nos Estados Unidos. Aguardado segundo longa-metragem dirigido por Armando Fonseca e Kapel Furman (cineastas e apresentadores do reality show Cinelab), que retrata a vingança de um serial killer sobrenatural baseado na mitologia pré-colombiana na metrópole de São Paulo, “Skull” foi incensado por público e crítica em sua estreia. Também elogiadíssimo, “Antologia da Pandemia”, por sua vez, reúne 13 histórias sobre a pandemia do COVID-19 filmadas totalmente na quarentena, registrando um surpreendente retrato deste momento único que estamos vivenciando.

Os grandes homenageados desta edição do Fantaspoa serão o cineasta ugandense Isaac Godfrey Geoffrey Nabwana, conhecido como IGG Nabwana, e seu estúdio Wakaliwood. Apaixonado por cinema, IGG aprendeu a filmar assistindo tutoriais na internet e, nos últimos 15 anos, assinou a direção de aproximadamente 50 longas-metragens de ação. Todas as suas produções são realizadas de forma artesanal na favela onde vive, na Uganda, com orçamentos mínimos, equipes reduzidas e vigorosa carga de criatividade. No Fantaspoa, o público terá a oportunidade de assistir a “Crazy World”, dirigido por Nabwana e ovacionado no Festival de Cinema de Toronto em 2019.

TÍTULOS ANUNCIADOS

Cena do filme ucraniano “Entrelaçado”, de Minos Nikolakakis

A primeira leva de títulos anunciados conta com longas-metragens das mostras competitivas ibero-americana e internacional. Da Argentina, serão apresentados “Matar o Dragão”, “Pedra, Papel e Tesoura” e “Tóxico”. Ainda na seleção ibero-americana, “Diabo Vermelho” terá sua primeira exibição no Brasil no Fantaspoa.

Da competição internacional, serão anunciados oito títulos, revelando a diversidade de origens habitual do Fantaspoa, cuja programação sempre teve foco curatorial. “Entrelaçado”, “Estranho”, “Ghost Master”, “James Contra o Seu Eu do Futuro”, “Limbo” e “Resina” foram lançados no ano de 2019, porém, à exceção do terceiro, nenhum deles foi exibido na América Latina, mesmo tendo feito parte de alguns dos festivais de cinema mais importantes do mundo, como o de Toronto, de Gotemburgo e de Sitges.

Do ano de 2020, o sul africano “Barry Fritado” – sobre um usuário de drogas que sofre abdução alienígena – terá sua primeira exibição latino-americana no Fantaspoa. O público terá também o privilégio de assistir, em primeira mão, ao sul coreano “Salvação”, um thriller policial que mostra a saga de um agente que vai parar em um misterioso retiro, que cultua uma deusa encarnada no corpo de uma criança.