Acústicos & Valvulados lança novo single com participação de ícone do Rock Gaúcho

Acústicos & Valvulados

A banda gaúcha Acústicos & Valvulados lançou hoje (05) o seu novo single, “Em Pouco Tempo”. A música faz parte da coletânea da banda, “Diamantes Verdadeiros Vol. II”, que será lançada ainda este ano. 

A faixa conta com a participação de Alemão Ronaldo, um dos grandes nomes do Rock Gaúcho. O vocalista e compositor ficou conhecido por liderar a Bandaliera, formada nos anos 80 e que teve seu fim no ano de 2004, quando Ronaldo deixou a banda para seguir carreira solo. 

Segundo o vocalista e compositor da Acústicos & Valvulados, Rafael Malenotti, a relação de Ronaldo com a banda é de longa data. Rafael conta que a amizade da Acústicos com o músico iniciou no primeiro show da banda, em 1993, onde fizeram a abertura para a apresentação da Bandaliera

“Eu conheci ele como fã, mas a sintonia foi imediata. A partir desse show de 93, a relação foi estreitando; participei de muitos shows dele e, consequentemente, ele acabou participando de muitos shows da Acústicos & Valvulados”, comenta Rafael. 

Acústicos & Valvulados
Acústicos & Valvulados e Alemão Ronaldo / Foto: Redes sociais da banda

Apesar de ser considerada um lado B da banda, a música é uma das mais buscadas nas plataformas digitais. O baterista e compositor da canção, Paulo James, revela que a versão original da faixa está sempre entre as 15 mais tocadas da banda no Spotify

“As pessoas sempre tiveram um carinho especial por esse som. Na época do lançamento, em 1999, ela não chegou a estourar nas rádios, mas sempre percebemos que o público curtia a sonoridade, a mensagem. Então resolvemos fazer essa nova versão, com a participação do mestre Alemão Ronaldo nos vocais”, explica Paulo. 

A faixa, regravada e lançada como single, tem uma letra que reflete, de certa forma,  o momento que o mundo está vivendo. Apesar disso, a escolha da canção foi feita em dezembro de 2019 e não tem nada a ver com a pandemia, segundo o baterista. “Pura coincidência mesmo”. 

No entanto, Paulo afirma que a composição tem uma relação direta com tudo que está acontecendo atualmente, mesmo que tenha sido escrita há mais de 20 anos. Ele afirma que as pessoas estão tendo que lidar com uma pressão muito grande, seja em razão da pandemia ou no âmbito da política e economia.  

“Até mesmo esse tsunami de informações que recebemos diariamente pela internet, pelas redes sociais; tudo isso é excessivo e rebate em cada um de nós, num momento que exige isolamento e distanciamento social”, observa o músico.

Por trás da segunda coletânea da banda

“Em Pouco Tempo” é o segundo single da coletânea que será lançada pela banda. O primeiro foi a faixa “A Espera”, com participação do músico Serginho Moah. O disco contém dez faixas e, em cada uma delas, há participação de um vocalista convidado. 

O compositor Rafael afirma que a escolha dos “dez canários”, como ele se refere,  acabou sendo feita naturalmente. Ele explica que são dez amigos que fazem parte da trajetória da Acústicos & Valvulados; alguns com mais frequência de parcerias, mas todos com uma importância na vida da banda. 

“Foi muito bonito a gente poder contar com essa colaboração deles. Acho que o disco tomou uma proporção muito maior do que se só eu acabasse cantando as músicas”. Para Rafael, dividir os vocais com essas dez personalidades foi algo muito prazeroso. “Todos deram sua contribuição de maneira esplêndida”, acrescenta.

O álbum, “Diamantes Verdadeiros Vol. II”, foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Tabuleiro, em Porto Alegre, que pertence ao baixista da banda, Diego Lopes. Diego produziu o álbum junto com seu sócio, Felipe Magrinelli

A banda regravou ao vivo as bases das dez faixas da coletânea, o que já havia sido feito por eles nos álbuns “Grande Presença!”, de 2010 e “Meio Doido e Vagabundo – O Fino do Rock Mendigo”, de 2014. O baterista, Paulo, afirma que esta ideia foi dos produtores e que foi uma ótima experiência.  

“A gente é uma banda estradeira, tá sempre tocando, e tocando juntos há muito tempo, o que facilita as coisas. Com certeza, gravar essas bases ao vivo fez toda a diferença”, destaca ele.

Confira abaixo o making off de Diamantes Verdadeiros Vol. II:

30 anos construindo Diamantes Verdadeiros

As músicas selecionadas para a continuação dessa coletânea da Acústicos & Valvulados foram composições que ficaram de fora do primeiro volume, lançado em 2014. Quando a primeira coletânea foi lançada, a ideia era lançar apenas dez faixas. 

“Quando a gente terminou a seleção do repertório do Diamantes Verdadeiros, a gente já ficou com aquela sensação de que mais cedo ou mais tarde teríamos que fazer um volume dois”. 

Sendo assim, 6 anos depois, a banda lança as outras dez faixas que compõem o “Top 20” de sua carreira. “Realmente estes são os nossos diamantes verdadeiros”,  declara Rafael. 

No ano que vem, a Acústicos & Valvulados estará completando 30 anos de estrada, portanto, este álbum abre os trabalhos de comemoração dos músicos. Mesmo depois de tanto tempo tocando juntos, a banda consegue manter um clima positivo e sem estresse, de acordo com seu baterista. Para ele, isto é o que contribui para que esta longa estrada não se torne um fardo além do que eles podem carregar. 

“É quase milagroso manter uma banda de Rock no Brasil há tanto tempo – não preciso falar aqui das dificuldades, todo mundo já sabe. E a gente se orgulha muito de fazer isso tudo com prazer, e viver do que a gente mais curte, que é a música”.

Sobre os próximos passos da banda, Rafael disse que os planos permanecem parados, assim como os do resto da humanidade. Entretanto, ele afirma que a banda se mantém resguardada e que pretende colocar, assim que possível, uma turnê na estrada para comemorar as suas três décadas de muito Rock N’ Roll

Ouça abaixo o single “Em Pouco Tempo” no Spotify: