A Casa de Teatro de Porto Alegre inaugura a “Casa Digital”, plataforma de cursos 100% on-line

Neste momento de isolamento social, a Casa de Teatro de Porto Alegre, como estratégia frente ao momento de paralisação em virtude da prevenção do COVID 19, criou a Casa Digital, uma plataforma onde disponibiliza cursos on-line e ao vivo.

Os cursos oferecidos abrangem áreas como Teatro, Cinema e TV, com profissionais extremamente capacitados, que tem amplo destaque no cenário cultural.

Sobre os cursos:

COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E CRIATIVIDADE, com Zé Adão Barbosa

De 2 de junho a 21 de julho, terças-feiras, das 20h30 às 22h30

Direcionado a não atores, empresários, professores, área de vendas, e afins, ou todo aquele que queira exercitar seu potencial expressivo e comunicativo. Busca promover a espontaneidade, a comunicação, a expressividade corporal e vocal. Trabalha a desinibição e o relaxamento a partir de jogos e exercícios teatrais, desenvolvendo assim a performance pessoal e interpessoal. Dinâmicas de ações como: narrar, ensinar, vender, argumentar, utilizando técnicas de persuasão.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/comunica%C3%A7%C3%A3o-express%C3%A3o-e-criatividade-aulas-online-com-z%C3%A9-ad%C3%A3o-barbosa

ATUAÇÃO EM CINEMA & TV, com Werner Schünemann

De 30 de maio a 23 de setembro. Quartas-feiras, das 18h30 às 19h15 e sábados, das 10h30 às 12h30h

Através de diversos exercícios para aprimorar a arte de atuação na linguagem do audiovisual e com um número restrito de alunos, os cursos serão 100% on-line, ao vivo, além de serem gravados para a posterior disponibilidade. Curso direcionado para alunos interessados em desenvolver a atuação para TV e cinema com técnicas de atuação para estas linguagens.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/curso-werner

OFICINA TEATRO DA CASA EM CASA – CRIANDO COM A FAMÍLIA, com Larissa Sanguiné

De 23 de maio a 11 de julho, sábados, das 14h às 16h

Propõe uma atividade interativa das crianças com seus tutores, mães, pais, avós, avôs, irmãs, irmãos, dindas, dindos, e quem quiser participar! São encontros on-line, trabalhando o que há de mais potente no teatro ara crianças: a criação, a improvisação e a ludicidade. Cada criança em seus universos inventivos, trocando maneiras de contar histórias com o corpo, junto a membros da sua família. Um momento afetuoso, para descobrir novas possibilidades das crianças, potencialmente surpreendente e prazeroso, além de desenvolver a intuição e racionalidade através da expressão de suas emoções e sensações, promovendo a capacidade de reconhecimento e leitura de si mesmo e do mundo que o cerca.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/teatro-para-crian%C3%A7as-fazendo-teatro-na-casa-em-casa-criando-com-a-fam%C3%ADlia

A DIREÇÃO DE ARTE E O TEATRO, com Diego Steffani

Dias 15, 17, 19 de junho, das 14h até 15h30

O objetivo desta oficina é destacar a importância da direção de arte e da figura do(a) diretor(a) de arte evidenciando através de um debate sobre seu papel no fazer teatral.

O cinema de ficção incorporou a direção de arte fazendo dela uma linguagem narrativa fundamental na construção do universo visual de um filme, uma prática que ainda não se consolidou no teatro e, por esse motivo, a oficina poderá auxiliar na construção de um pensamento crítico sobre a necessidade de unificação dos elementos visuais de uma peça teatral.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/a-dire%C3%A7%C3%A3o-de-arte-e-o-teatro-com-diego-steffani

MEDIAÇÃO E CURADORIA: PRÁTICAS DESCOLONIZANTES, com Michele Bicca Rolim

De 7 a 23 de julho de 2020, terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

O curso se propõe a discutir práticas artístico-pedagógicas para a mediação e curadoria de espetáculos teatrais. Serão apresentamos alguns aspectos contextuais acerca do pensamento e da prática da mediação, entendendo-a como um espaço de diálogo e não de condução da experiência do espectador.

Também será abordada a importância do fazer curatorial em festivais de artes cênicas e instituições do setor, no qual o curador(a) exercita criativamente a função de mediação por meio de seu pensamento crítico e das conexões que sugere estabelecer, ampliando as possibilidades de recepção e fruição do teatro.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/media%C3%A7%C3%A3o-e-curadoria-pr%C3%A1ticas-descolonizantes-com-michele-bicca-rolim

O FIGURINO: SIGNOS, HISTÓRIA E TÉCNICAS, com Carlos Ramiro

De 16 de junho a 9 de julho, terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30

O curso abordará os tipos de figurinos e os principais movimentos históricos do vestuário, os mais importantes materiais para desenvolver uma base de conhecimento sobre a área. Após, será abordada a metodologia de projeto para o desenvolvimento de um projeto criativo de figurino para uma peça teatral.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/o-figurino-signos-hist%C3%B3ria-e-t%C3%A9cnicas-com-carlos-ramiro

DRAMATURGIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES, com Vika Schabbach

De 8 de julho a 26 de agosto, quartas-feiras, das 20h às 22h

O curso, destinado a um público iniciante, propõe noções básicas sobre dramaturgia: sua relação com a cena e com o texto teatral, a expansão contemporânea do conceito, a dramaturgia na história do teatro, o trabalho de alguns dramaturgos, bem como pequenas práticas de escrita dramática.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/dramaturgia-primeiras-aproxima%C3%A7%C3%B5es-com-vika-schabbach

LABORATÓRIO DE ESCRITA DRAMÁTICA PARA MULHERES: CANIBALIZANDO CÂNONES, com Vika Schabbach

De 3 a 24 de agosto de 2020, segundas-feiras, das 20h às 22h

Laboratório teórico-prático de escrita apropriativa dentro do campo da dramaturgia em que os cânones são repensados a partir da perspectiva de mulheres leitoras que, via escrita-através, experenciem novas possibilidades de escrita dramática, subvertendo, reescrevendo, compondo e recompondo narrativas a partir de outras perspectivas e olhares. Leituras, análises e práticas de escrita em quatro encontros em que a antropofagia e o canibalismo são instigados como possibilidade de questionamento das narrativas hegemônicas da biblioteca literária universal.

https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/laborat%C3%B3rio-de-escrita-dram%C3%A1tica-para-mulheres-canibalizando-c%C3%A2none

Mais informações no site: https://www.casadeteatropoa.com.br/casa-digital

Por: Liane Strapazzon