Instituto Ling promove aula de poesia on-line e gratuita

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL (28.06.2017) Solenidade de entrega do Galo de Prata à escritora Adélia Prado no auditório Elias Kalil na sede do Atlético no bairro de Lourdes - Foto: Bruno Cantini / Atlético

Em sua primeira edição on-line e gratuita, o projeto Poesia no Ling homenageia a escritora mineira Adélia Prado com uma tarde literária dedicada a leitura, discussão e apresentação da sua obra. No encontro virtual que ocorre na próxima quarta-feira, dia 20 de maio, às 16h, o também poeta e escritor Pedro Gonzaga analisará a trajetória da autora e dará voz a alguns dos poemas mais marcantes já publicados por ela. A atividade será transmitida ao vivo, com possibilidade de interação entre o ministrante e o público. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Adélia Prado nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, em 1935, onde reside até hoje. Formada em Magistério e Filosofia, a professora, contista e poetisa é considerada uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Com linguagem simples e vocabulário coloquial, seus poemas são leves e marcantes, trazendo elementos do feminino, da fé cristã e do cotidiano. Em março deste ano, foi escolhida como Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, uma das mais importantes premiações do Brasil. A escritora também foi vencedora do prêmio em 1978 com o livro O Coração Disparado.

Pedro Gonzaga é tradutor, poeta e escritor. Doutor em Literatura pela UFRGS, com diversas publicações, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público jovem e adulto. Atualmente é cronista do jornal Zero Hora e do Estado de São Paulo. Nasceu em 1975 em Porto Alegre, cidade onde vive.


O projeto Poesia no Ling é uma visita à obra de grandes autores do gênero. A cada mês, um professor de literatura é convidado a apresentar um determinado autor, além de dar voz a poemas especialmente selecionados. O próximo encontro, também on-line e gratuito, ocorrerá no dia 24 de junho, com Sergius Gonzaga apresentando textos de Pablo Neruda. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas.


SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ON-LINE
Poesia no Ling
Pedro Gonzaga apresenta a obra de Adélia Prado
Dia 20 de maio, quarta-feira, às 16h
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos       

Por: Jéssica Barcellos