70 anos de Stevie Wonder

Um dos maiores músicos da contemporaneidade, Stevie Wonder completa 70 anos de idade. Cantor, compositor e ativista, Stevie gravou mais de 30 sucessos que alcançaram o top 10 e ganhou 25 Grammy Awards, o maior número já ganho por um artista masculino na história.

Stevie Wonder é o terceiro dos seis filhos de Calvin Judkins e Lula Mae Hardaway. Devido ao nascimento prematuro, em seis semanas os vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos ainda não tinham chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou o descolamento das retinas.

Começou a tocar instrumentos muito cedo, incluindo piano, gaita, bateria e baixo. Durante sua infância foi ativo em um coral de igreja. Aos 12 anos assinou contrato com a Tamla Records, selo da Motown Records, e continua com ela até hoje.

Stevie 23 álbuns de estúdio, 3 álbuns de trilhas sonoras, 4 álbuns ao vivo, 11 compilações, um box set e 98 singles. Seu primeiro álbum, “The Jazz Soul of Little Stevie“, foi lançado em 1962, aos 12 anos, e seu mais recente, “A Time to Love“, foi lançado em 2005.

O primeiro sucesso de Stevie veio em 1963, com o single “Fingertips (Pt. 2)“. A canção que apresentava Wonder nos vocais, bongôs e gaita e um jovem Marvin Gaye na bateria, atingiu número 1 na parada Pop & R&B.

Depois de seu grande sucesso de estreia, Stevie Wonder foi voltar a emplacar um hit número 1 em 1972, com “Superstition“. A canção abriu caminho para outros vários clássicos, como “You Are the Sunshine of My Life“, “Signed, Sealed, Delivered I’m Yours“, “Higher Ground“, “You Haven’t Done Nothin‘”, “I Wish“, “Sir Duke“, “I Just Called to Say I Love You“, entre outros.

Hoje, aos 70 anos, Stevie Wonder é considerado um dos gênios da música soul e como músico socialmente consciente influenciou a música mundial. Alguns músicos e figuras públicas, como Michael Jackson, Barack Obama, Bruno Mars, Mariah Carey, Whitney Houston, Elton John, Prince e Beyoncé.