Calafia Art Store abre temporada 2020 com a mostra “Jakezine”

Calafia Art Store inaugura na terça-feira (17/3), a partir das 19h, a mostra Jakezine, de Caio Mascarello. A exposição é consequência da pesquisa que o artista vem desenvolvendo há alguns anos em torno da erotização do corpo masculino. Pesquisa esta que também gerou o livro Jakezine, um fanzine homoerótico todo ilustrado que será lançado junto com a exposição.  

Caio percorre parte de sua vivência como homem homossexual nas ruas de Porto Alegre e São Paulo. A arte e a rua tornam público um processo muito íntimo de descoberta do próprio corpo e do desejo pelo corpo de outros homens. Jake foi o primeiro homem por quem o artista se apaixonou, com quem trocou cartas e fotos e que inspirou os primeiros esboços feitos em um caderno de experimentos que depois se tornaria um livro de artista, com registros de estudos, desenhos à carvão, colagens e ilustrações.

A exposição tem curadoria de Caroline Heera Fernandes e segue aberta para visitação até dia 28 de março, com entrada franca.

Caio Mascarello tem 33 anos, é artista visual, natural e residente de Porto Alegre. Seu trabalho discute temas como o corpo masculino, a erotização do masculino e a violência. Nos últimos anos Caio tem participado de mostras coletivas e feiras gráficas em diferentes estados brasileiros e no exterior. Em 2018 realizou uma exposição individual no Atelier Livre de Porto Alegre.

Caroline Heera Fernandes é doutora em História pela Universidade Fluminense. Professora e pesquisadora, integrou o Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Pará (UFPA), onde desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado (PNPD/CAPES, 2017). Em 2019 fundou o Coletivo Cardume, que atua em Porto Alegre com projetos culturais, voltados para os três eixos: arte, direitos e floresta.

Calafia Art Store é uma galeria independente de arte urbana e contemporânea, com exposições e venda de obras originais, reproduções, molduras e produtos assinados por artistas. Entre em contato por telefone (51) 3108 1057, e-mail: atendimento@calafia.com.br ou site www.calafia.com.br

Serviço

Exposição:Jakezine

Artista: Caio Mascarello

Vernissage: 17 de março, às 19h.

Período de visitação: de 17 a 28 de março de 2020

Local: Calafia Art Store (Av. Independência, 1211, loja 23. Galeria Moinhos de Vento)

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 19h, sábados, das 11h às 17h

Entrada Franca

Por: Juliana Prato