Novo disco de James Liberato traz os ritmos do Brasil para a música instrumental

Foto Ana Brizarro

Depois de 15 anos produzindo outros artistas e, agora, retomando seu trabalho solo, James Liberato lança no dia 28 de março (sábado) o álbum MANACÔ. São sete composições autorais gravadas em casa, que contou com a participação de músicos conhecidos da cena gaúcha: Amauri Iablonovski (flauta), Anacris Bizarro (voz), Claudio Sander (sax soprano), Dudu Penz (baixo), Everson Vargas (baixo acústico), Fabio Venturella (violancelo), Fernando do Ó (percussão), Giovani Berti (percussão), Guilherme Goulart (acordeon), Iasmine Dornelles (flauta), João Rizzo (fluguelhorn), Luis Barcelos (bandolim), Luis Henrique New (teclados) e Ronie Martinez (bateria). 

No repertório, James explora as diversas facetas da música instrumental brasileira: o samba, o baião, a milonga e a valsa. “A mistura de sonoridades, os ritmos sul-americanos, é essencial para que o trabalho se mostre o mais maduro já realizado pelo músico”, afirma o jornalista e especialista em jazz Paulo Moreira. 

“MANACÔ veio para consolidar uma relação de amizade e reciprocidade, a partir da ideia de gravar esse novo trabalho com poucos recursos materiais e financeiros. O que parecia impossível foi surgindo com o apoio de músicos maravilhosos, que dedicaram tempo e talento de forma desprendida”, destaca o artista. 
O termo “manacô” vem da tribo dos Kulina, da Amazônia, e tem a ver com solidariedade. É a maneira como se relacionam e se apoiam em uma comunidade fechada, onde praticamente não se usa dinheiro. O prestígio social se baseia na dádiva, no dom, e não na acumulação de riqueza. “O disco propõe exatamente essa nova forma de viver, de se relacionar, de ser gente”, diz. 

show de lançamento, que contará com a presença de todos os músicos que participaram do disco, ocorre às 21h30. Os ingressos custam entre R$ 30,00.

SERVIÇO
Show de lançamento do disco MANACÔ – James Liberato
Quando:
 28 de março | Sábado | 21h
Onde: Café Fon Fon (Rua Fernandes Vieira, 22 – Bom Fim)
Ingressos: R$ 30,00

Por: Roberta Amaral