Instituto Ling promove sessão de cinema ao ar livre com recital do coro de crianças do IPDAE

No próximo sábado, dia 30 de outubro, o Instituto Ling realiza a primeira edição do projeto Cine Ar, uma experiência sonora onde o cinema encontra a música a céu aberto. O evento gratuito terá exibição do filme húngaro Mindenki, de Kristóf Deák, premiado com o Oscar de melhor curta-metragem em live action no ano de 2017.

Inspirada em uma história real, a obra fala sobre uma menina que se muda para uma nova escola primária e logo se torna membro do coro da instituição, encontrando desafios em suprimir ou aprimorar sua voz diante do grupo cantante e de uma maestrina pouco empática. Um dos grandes destaques do filme é a trilha sonora assinada pelo compositor Ádám Balázs.

Para interpretar ao vivo algumas das músicas mais importantes do curta, a atividade contará com um recital do coro formado por 36 crianças cantoras do IPDAE (sigla do Instituto Popular de Arte-Educação, organização sem fins lucrativos localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre).

Durante o Cine Ar, o entorno do Instituto Ling será fechado para a passagem de carros. A ideia é que o público leve suas almofadas e cadeiras de praia para ocupar a rua e aproveitar ao máximo a atividade ao ar livre que ainda contará com a distribuição gratuita de saquinhos de pipoca para quem circular por lá.

O coro Crianças Cantoras do IPDAE é formado por alunos com idades entre 8 e 14 anos. Fruto do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos pela professora e maestrina Cuca Medina, o grupo lançou seu primeiro álbum em 2016 com músicas do repertório popular, folclórico e erudito do Brasil e do mundo. Desde então, vem se apresentando em diversos festivais do Rio Grande do Sul, como o Sol Maior Em Canto e o Festival de Coros Infanto-Juvenis de Bom Princípio. Em 2018, as Crianças Cantoras do IPDAE receberam dois prêmios no Festival de Corais de Joinville, nas categorias Júri Popular e Coro Destaque.