Espetáculo “90 Ceias” volta em cartaz em curta temporada no Teatro de Arena

Foto: Qex Bittencourt

 A proximidade do mês de dezembro é motivo de nos preparamos para as festividades de final de ano: decorações, comidas e pratos sazonais, um sentimento de renovação que atinge a todos. É esse clima especial que marca a volta do espetáculo de teatro 90 Ceias. A peça é apresentada em curta temporada no Teatro de Arena, trazendo além das cenas clássicas do Natal e das reuniões familiares, uma reflexão sobre a passagem do tempo.

A peça coloca em cena três gerações de uma mesma família durante o ritual natalino, no qual a cabeceira da mesa é sempre ocupada pelas mulheres da casa.  Em meio a troca de presentes, fatos reais da história do Brasil exibidos na televisão e a trilha sonora composta por sucessos nacionais costuram as décadas apresentadas no espetáculo. Um dos destaques do espetáculo é que os espectadores se tornam os convidados dessa festa, vivendo de perto os momentos emocionantes da história e, por que não, comendo um panetone.

90 Ceias, que estreiou em 2017, surgiu dentro do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, espaço com trajetória consolidada na formação de artistas gaúchos. Em 2018 o espetáculo ganhou do Prêmio Açorianos 2018 nas categorias “Melhor Espetáculo Revelação + Prêmio RBS TV ” e “Melhor Direção Revelação”. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento de nosso trabalho com as premiações” revela a diretora Vitória Titton “Com a última temporada do espetáculo notamos que ele sensibiliza públicos de diversas idades, cada um a sua maneira, então estamos ansiosos para que mais pessoas conheçam o trabalho e assim podermos ver a reação dessas novas plateias.”, coloca Vitória.

Serviço:

O que: Espetáculo 90 Ceias

Quando: dias 29 e 30/11 e 01,06, 07 e 08/12 (sextas, sábados e domingos)

Onde: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Altos do Viaduto Otávio Rocha)

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (estudantes e idosos);*

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 90 minutos

*Ingressos antecipados disponíveis em: https://www.entreatosdivulga.com.br/90-ceias. Venda de ingressos na Bilheteria do Teatro uma hora antes do espetáculo, mediante disponibilidade.

Contato para entrevistas: Vitória Titton – vit_titton@hotmail.com

Créditos das fotos: Adriana Marchiori e Qex Bittencourt (vide nomes dos arquivos)

Sinopse:

90 ceias de Natal de uma mesma família são percorridas nesse espetáculo, acompanhando a trajetória dessa casa de matriarcas atravessada por fatos do contexto brasileiro. O público é o convidado para essas ceias, vivendo de perto os rituais, as músicas, as comidas e os momentos emocionantes que marcam essa história. Dessa forma, 90 Ceias é um convite para os espectadores de todas as idades reviverem suas lembranças, compartilhando junto aos atores a inevitável passagem do tempo.

Ficha Técnica

Direção: Vitória Titton

Elenco: Bruna Casali, Eriam Schoenardie, Lauro Fagundes, Marina Fervenza e Maurício Schneider.

Dramaturgia: O grupo, a partir do texto The Long Christmas Dinner de Thorton Wilder e das interferências dos colaboradores dos Laboratórios de Criação.

Dramaturgia final: Carina Corá

Colaboração artística: Ana Cecília Reckziegel e Marta Isaacsson

Criação de Luz: Thais Andrade

Operação de Luz: Henrique Strieder

Figurinos: Augusto Schnorr

Cenografia: Ricardo Zigomático

Trilha sonora pesquisada: o grupo

Edição de trilha sonora: Vinicius Zurawski

Operação de som: Vitória Titton

Fotos: Adriana Marchiori e Qex Bittencourt