Jão ganhou um novo ouvinte em Porto Alegre neste sábado

Foto: Gustavo Garbino/No Palco

Quando fui ‘convocado’ para cobrir este show de Jão em Porto Alegre, fiquei pensando em como seria escrever este texto sem eu ter nunca ter visto ou ouvido a obra dele (afora uma ou outra nota descendo por alguma timeline minha). A imagem física dele fui conhecer no evento do Facebook, que procurei para confirmar presença após ser avisado que iria acompanhado de um fotógrafo.

Então, nesta calorenta noite de sábado (09) me dirigi ao Opinião sem grandes expectativas, pois preferi não escutar, nem ver nada relacionado ao Jão antes de vê-lo ao vivo no palco. E foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. As surpresas foram boas e muitas.

Às 21:10 ele subiu ao palco do ‘Opinas’, para apresentar aos gaúchos o seu segundo álbum de estúdio – “Anti-Herói”. O cenário, de cara, já se mostra subdimensionado e adaptado à casa de espetáculos. Visto que nem todo o grande aparato cenográfico foi mostrado em POA. A ótima banda de apoio precisou ficar espremida num canto da cena, quando o show completo apresenta uma ‘plataforma’ elevada para cada integrante. Um teatro resolveria este problema. Mas nada disso interferiu na performance do quarteto, nem no resultado final do show. 

Foto: Gustavo Garbino/No Palco

Quando vamos a grandes shows em arenas e estádios, a atração principal sempre tem aqueles dois ou três hits que a galera bota o pulmão pra fora para cantar. Num show do Jão, não. Todas as músicas são cantadas em uníssono. Eu disse TODAS. Até as novas, lançadas a exato um mês. Desde as mais dançantes às baladinhas. Até um delicioso flamenco aparece numa homenagem a Barcelona. E como em toda geração millennials, sempre com celulares em punho para também registrar em imagens.

Nesta terceira vinda à capital gaúcha (ele apresentou a turnê “Lobos” no Teatro Unisinos e abriu o show da Pabllo Vittar no Pepsi on Stage, ambos em 2018) Jão apresentou todas as 10 faixas do álbum “Anti-Herói” e mais alguns hits que o alçaram ao reconhecimento nacional e lhes rendeu o prêmio de artista revelação no MTV Miaw de 2018. 

A atual turnê estreou no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, no último dia 26 de outubro. Porto Alegre é a quinta cidade a receber o show. E em todas o setlist tem seguido o mesmo, com 17 canções. E até o final deste ano ele percorrerá o país e também já está escalado para dois grandes festivais em 2020: Planeta Brasil, em Belo Horizonte e Lollapalooza, em São Paulo.

Depois de cantar “Lindo Demais”, a plateia puxou um ‘Parabéns a Você’ para celebrar os 24 anos do cantor feitos no dia 03 de novembro. Em 1 hora e 10 minutos de apresentação, Jão mostrou músicas com temáticas bastante pessoais, de experiências amorosas frustrantes, mas que lhe trouxeram diversos aprendizados para a vida. Um pop saboroso sobre dores profundas, paixões ardentes, voltas por cima, amor próprio e auto afirmações, que são temas universais e todos nós nos identificamos nas letras. Ele normaliza a tristeza, um sentimento inerente ao ser humano.

Foto: Gustavo Garbino/No Palco

Se eu entrei no Opinião com pouco conhecimento do músico Jão, saio de lá surpreso com a presença de palco e desenvoltura (em diversos momentos me lembrou a de Shawn Mendes), mesmo que no microfone ele assuma uma “falsa” timidez. 

Não saio um fã, como as 1500 pessoas que lotaram o Opinião ontem, e mostraram que realmente o são. Mas certamente ganhou um novo ouvinte. Num show futuro, quem sabe, isso mude!