Trensurb oferece oficina para escritor iniciante

Em outubro, o projeto Estação Cultural, da Trensurb, promove a realização da oficina A jornada do escritor iniciante, ministrada por duas autoras que lançaram seus primeiros livros em 2018. No dia 24, das 16h às 18h, a unidade Mercado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos recebe o primeiro módulo, Como escrever e publicar um livro, com a escritora Camila Escobar. Ela dará dicas de como, finalmente, colocar no papel as ideias que surgem na cabeça de cada um. Já no dia 31, também das 16h às 18h, no mesmo local, a autora Selene Fagundes será responsável pelo segundo módulo: O processo criativo numa obra de não ficção. Selene irá falar sobre detalhes do processo criativo e a análise e pesquisa de memórias, fotos, cartas e afins. Durante as atividades da oficina, as autoras também irão apresentar seus livros: As Crônicas de Élpida – A Muralha, de Camila Escobar, e Famiglia e Outras Crônicas, de Selene Fagundes. O evento é gratuito, aberto ao público e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (51) 3363-8707 ou (51) 3363-8785 ou ainda pelos e-mails biblioteca.livros@trensurb.gov.br e biblioteca.livros.nh@trensurb.gov.br.

As oficineiras

Natural de Porto Alegre, Camila Escobar morou muito tempo no interior do Rio Grande do Sul e foi lá, debaixo de uma grande árvore e com uma bela sombra, que a paixão pela literatura começou. As Crônicas de Élpida vem com essa vontade de realizar sonhos. Voltada para o público juvenil, é uma história de resiliência, amizade, amor e com um toque sutil de humor – elementos que a autora leva consigo para sua vida. Pelo seu envolvimento com a divulgação da literatura e pelo engajamento em palestras para jovens e adultos sobre como escrever e publicar um livro, foi convidada pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, seccional Garopaba, para fazer parte da instituição.

Selene Fagundes é relações-públicas, ex-presidente do conselho profissional regional e ex-professora da Unisinos e da UFRGS. Por dois anos, participou de uma oficina literária e, atualmente, cursa pós-graduação em Psicologia Positiva. Em Famiglia e Outras Crônicas, ela traz uma coleção de histórias sobre três gerações do lado feminino de sua família, revelando suas semelhanças e diferenças.

Cultura e literatura no metrô

A oficina é uma atividade do projeto Estação Cultural, que, regularmente, promove atividades artístico-culturais nas unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca da Trensurb que funciona nas estações Mercado e Novo Hamburgo. O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura para os usuários do metrô e chamar a atenção para os serviços da biblioteca do Espaço Multicultural. A programação conta com apresentações musicais, de dança, teatrais, saraus, oficinas, entre outras manifestações artísticas e culturais.

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março deste ano. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h, nos dias úteis.

Por: Assessoria de imprensa Trensurb