‘Baile do Gato na Tuba’ ocorre neste domingo na Biblioteca Pública do Estado

Foto: Gustavo Ziegelmann

A versão infantil do projeto Chapéu Acústico, intitulada Chapeuzinho Acústico, tem como atração neste ano, o “Baile do Gato na Tuba”, dia 6 de outubro (domingo), às 16h, na Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190). A Cia. Megamini promove um momento de festa, alegria, aprendizado e relaxamento, onde pais/cuidadores e filhos dançam, se divertem, interagem e brincam ao som de músicas dos mais variados ritmos brasileiros; forró, xote, maracatu, maxixe, samba, ciranda, marchinhas e MPB. A atividade será realizada no Salão Mourisco e tem contribuição sugerida de R$ 15,00.

Após o grande sucesso nos carnavais de 2018 e 2019, no Espaço Cultural 512, o espetáculo-show inaugura um novo repertório musical, que vai além das músicas carnavalescas, apresentado em julho último, no Teatro Sesc Centro de Porto Alegre. No decorrer do baile ocorre o show, com repertório escolhido a dedo para as crianças, mas que sem dúvida, tocará também o coração e os pés dos adultos: “Leãozinho” de Caetano Veloso, em ritmo de frevo; “A Banda” de Chico Buarque; “A Cantiga do Sapo” de Jackson do Pandeiro, além de clássicos da “Arca de Noé”; Coleção Disquinho – discos de vinil coloridos, que fizeram sucesso nas décadas de 1960 e 70, pela gravadora Continental; do musical de Toquinho “Casa de Brinquedos”, sem esquecer do cancioneiro popular e pitadas de Carnaval. Para enriquecer a montagem e dialogar ainda mais com o universo lúdico das crianças, a atriz Nora Prado e o mímico e palhaço Gabriel Guimard fazem interações cênicas. Completam o elenco, os músicos Vinicius Ferrão e Ismael Silva e a cantora e atriz Elisa Meneghetti.

Foto: Gustavo Ziegelmann

CIA. MEGAMINI

A Cia. Megamini foi criada em São Paulo e instalada há dois anos em Porto Alegre, trabalhando há mais de 20 anos com uma pesquisa voltada à Cultura da Infância. Já esteve em cartaz em Porto Alegre, com o musical “Tem Gato na Tuba”, “Proezas de Extrabão” e “Lendas da Amazônia”. Tem como missão honrar a inteligência e a sensibilidade da criança, e considerá-la como um agente dinâmico e ativo da sociedade, com uma percepção própria do mundo. Confira a trajetória de seus fundadores:

Nora Prado

Atriz, cantora, professora e diretora de teatro e de interpretação para cinema e vídeo. Formada pela UFRGS em artes cênicas, fez parte nos anos 1980 do Grupo Tear. Em 2017, já em Porto Alegre, dirigiu o espetáculo “Lembranças no Lago Dourado” e ganhou o prêmio Tibicuera de Melhor Atriz de Teatro Infantil pelo musical “Tem Gato na Tuba”.


Gabriel Guimard

Ator, mímico, palhaço, diretor, produtor cultural e pesquisador das artes para infância. Participou da companhia francesa Philippe Genty, durante 5 anos, com a qual viajou por mais de 50 países. Em 1995, em São Paulo, fundou a Cia. Megamini, com Nora Prado, com a qual realizaram mais de 20 espetáculos. Atualmente a companhia está sediada em Porto Alegre e tem realizado espetáculos e intervenções cênicas por todo Rio Grande do Sul e Brasil.


FICHA TÉCNICA:
Banda – Gabriel Maciel, Vinicius Ferrão, Ismael Silva,
Cantoras e atrizes – Elisa Meneghetti e Nora Prado
Direção cênica – Gabriel Guimard
Produção Executiva – Cia. Megamini
Classificação etária: Livre
Duração: 50 min.
Link Cia. Megamini – https://www.facebook.com/ciamegamini/
Canal no You Tube – Cia. Megamini


SERVIÇO:
Dia: 6 de outubro (domingo).
Hora: a partir das 16h. (Distribuição de senhas a partir das 15h, máximo 3 por pessoa)
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo,
1190) – Centro Histórico – Porto Alegre/RS.
Informações: Na Biblioteca Pública, pelo fone (51) 3224-5045 ou com o grupo: https://www.facebook.com/ciamegamini/, megamini@greco.com.br ou (51) 98022-7357.
Contribuição sugerida de R$ 15,00.