“Coringa” é insano, épico e imprevisível

Desde a sua primeira aparição, em 1940, Coringa é considerado um dos maiores supervilões da história das HQ’s. Sempre servindo como adversário de Batman no cinema, o personagem já foi interpretado por três atores. Todos sempre ofuscados pela personalidade do morcego, apenas Heath Ledger ganhou destaque com o palhaço.

O diretor Todd Phillips resolveu mudar a forma de ver o vilão nas telonas e produziu, escreveu e dirigiu um filme solo para o palhaço. ‘Coringa’ é uma tremenda viagem psicótica pela mente de Arthur Fleck, interpretado por Joaquin Phoenix, e consagrada ainda mais este personagem icônico.

Se você vai ao cinema esperando encontrar um vilão escondido atrás de seu algoz, como em filmes passados, pode mudar o pensamento. O filme se passa em 1981 e mostra a vida de Arthur Fleck, um palhaço de rua fracassado diagnosticado com problemas mentais e por um distúrbio que o faz rir descontroladamente em momentos sob pressão, que tenta ser reconhecido como um grande comediante.

É um filme muito intenso, impactante e imprevisível. O longa entrega uma história original do vilão, afastando-se das tramas já conhecidas das HQs, este é um dos inúmeros pontos positivos do roteiro, que propõe uma grande reflexão sobre a saúde mental, bullying e o abandono imposto pela sociedade à pacientes com transtornos.

Joaquin Phoenix toma conta do filme de forma majestosa. Ele incorpora o personagem e mostra um homem com o psicológico quebrado, frágil fisicamente, que se transforma em um monstro criado pela própria sociedade. A cada cena é um suspense e contemplação pela atuação de Joaquin. Ao que tudo indicada, ele deve ser indicado para o Oscar de Melhor Ator.  

Você cria uma empatia com Arthur Fleck, em alguns momentos sentimos a tristeza pelo drama familiar e profissional, além da grande rejeição da sociedade. Têm cenas que despertam sentimentos de pena e raiva ao mesmo tempo.

O elenco coadjuvante não fica a desejar. Robert De Niro interpreta o apresentador Murray Franklin, de quem Arthur é um grande fã. Zazie Beetz vive a vizinha Sophie Dumond, é ela quem participa de um dos melhores momentos do filme. Brett Cullen entrega um Thomas Wayne arrogante e intitulando-se como a salvação de Gotham.

Resumindo, ‘Coringa’ é um dos melhores filmes do Universo DC e do ano. Joaquin consegue entregar uma atuação icônica que deve ser lembrada eternamente, assim como Coringa de Heath Ledger. Todd Phillips soube dar voz ao personagem com cenas eletrizantes e falas marcantes, além de uma fotografia suja e tensa. Vá assistir você não vai se arrepender!