João Maldonado Quinteto lança primeiro disco trazendo o rap e o regionalismo para o jazz

Fotos: Nabor Goulart

No dia 27 de setembro (sexta-feira), João Maldonado Quinteto lança as duas primeiras músicas do disco Beauty. A cada 15 dias serão apresentadas novas obras em todas as plataformas digitais, culminado com o show em 1º de novembro, na concha acústica do Theatro São Pedro. 

Todas as composições, arranjo e direção são do pianista João Maldonado. Beauty foi gravado ao vivo no Estúdio Porta da Toca e masterizado por Ciro Moreau. A novidade deste álbum, lançado pela Loop Discos, é a união de ritmos, como o rap, o regionalismo e dos povos indígenas.

“Conheci o João tocando rock se divertindo em cima do palco. Agora escuto ele flutuando no jazz e vejo que a diversão continua. São doze músicas totalmente diferentes, uma surpresa para quem ama música instrumental”, diz Edu Santos, sócio e cofundador da agência de música Loop Reclame e diretor artístico da Loop Discos.

Maldonado convidou Negra Jaque para compor uma música sobre beleza e o artista plástico Bu’ú Kennedy, membro do Clã Üremirin Sararó – Fátria Patrilinear do povo Ye’pá mahsã da Amazônia –, para recitar uma poesia sobre o mesmo tema na língua tukana. “Sou de origem indígena e, neste disco, quis dar voz a um povo que é constantemente atacado e ameaçado de extinção. A música é um apelo e, ao mesmo tempo, uma homenagem àqueles que parecem tão insignificantes mas que estão na linha de frente brigando por todos nós”, diz o pianista. Beauty conta ainda com a participação de Ernesto Fagundes em uma música que leva o nome do artista. “Com Ernesto” mostra a sintonia entre a música gaúcha e o jazz.

Beauty nas plataformas digitais
27 de setembro | Sexta-feira
EP All night long (anexo)
1. Beauty
2. Blues

11 de outubro | Sexta-feira
EP Jazzy
1. Watch out
2. ZAP
3. I think so

25 de outubro | Sexta-feira
EP Falling in love
1. For Her
2. Prelúdio do entardecer

1º de novembro | Sexta-feira
Álbum Beauty Show de lançamento do disco
Quando:
1º de novembro | Sexta-feira | 19h
Onde: Concha Acústica do Theatro São Pedro
Ingressos: R$ 40,00  na bilheteria do teatro ou pelo link https://vendas.teatrosaopedro.com.br/joao-maldonado-quinteto-beuty-01

Por: Roberta Amaral