Obras de Piazzolla e Mozart no estarão no próximo Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra

Foto: Arion Engers

No próximo Domingo Clássico Juvenil, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta obras de Astor PiazollaC.P.E.Bach W. A. Mozart. O concerto será no dia 1 de setembro, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.  A regência é de Tiago Flores e haverá a participação de dois solistas: o gaúcho Thiago Colombo, ao violão; e o argentino Martín Sued, ao bandoneon.

A primeira parte do programa é dedicada à música latino-americana. Inicia com Concerto para Bandoneon, violão e Orquestra de cordas, de Piazzola. Considerado um dos músicos mais importantes do século XX, o compositor é responsável por uma renovação sem precedentes no gênero do tango.

Na sequência, a Orquestra contará com a participação dos solistas e compositores Martín Sued Thiago Colombo, com as peças Candombe Surtado para violão e Orquestra de Cordas, de autoria de Colombo, e Lo que Helena soñó anoche para bandoneon, violão e orquestra de cordas, composição de Sued. Thiago Colombo é professor da Universidade Federal de Pelotas e autor de álbuns como “Reminiscencias” e “Sonata”, e vencedor de três prêmios Açorianos de Música. Martín Sued, compositor e bandoneonista argentino, lidera o Tatadios Cuarteto desde 2007.

Após o intervalo, na segunda parte do programa, o repertório segue com a conhecida obra Eine Kleine Nachtmusik, composta por Mozart, em Viena, no ano de 1787. Não se sabe para quem ele escreveu a peça e nem se foi executada naquela época. Sabe-se que a esposa de Mozart venderia mais tarde esta peça junto com outras, e um editor a publicaria em 1827. A obra será tocada na íntegra, com os quatro movimentos:  Allegro, Romanze, Minueto e Rondo. “Normalmente as pessoas conhecem somente o primeiro movimento, mas a obra completa é belíssima”, comenta Tiago Flores.  

O concerto apresenta ainda a Sinfonia nº 3 em Dó M, de C. P. E. Bach – segundo filho de J. S. Bach. O alemão teve muito prestígio enquanto viveu e era considerado um dos maiores virtuoses, compositor e professor de sua época. Esta sinfonia é um bom exemplo da transição entre período barroco e o clássico. 

Foto: Rocio Coelho

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

DOMINGO CLÁSSICO 

Data: Domingo (1/9)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação alimentos não perecíveis.

PROGRAMA

Astor Piazzolla – Concerto para Bandoneon, violão e Orquestra de cordas

Martin Sued – Lo que Helena soñó anoche – para bandoneon, violão e orquestra de cordas

Thiago Colombo  – Candombe Surtado – para violão e Orquestra de cordas

C.P.E.BACH – Sinfonia nº 3 em Dó M 

W.A.Mozart – Eine Kleine Nachtmusik

 Regência: Tiago Flores

Por: Raphaela Donaduce Flores