Negra Jaque mostra seu Deus que dança no Theatro São Pedro no projeto Mistura Fina

Foto Estefânia Young

Negra Jaque consagrou-se no cenário musical gaúcho em 2013, quando se tornou a primeira mulher a vencer a “Batalha do Mercado” – evento de disputa entre MC’s -, fato que lhe proporcionou, com o prêmio recebido, gravar seu primeiro EP, “SOU”, dando, assim, início à sua carreira. Nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, ela é a atração do projeto Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito, às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Atualmente, ela está em turnê com seu segundo disco, “Deus que Dança”, que compõe o programa da noite. A entrada é franca. A iniciativa leva a assinatura da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro e da Fundação Theatro São Pedro, com financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás.

Ao todo, 40 atrações se apresentarão no projeto Mistura Fina, ao longo de 2019 e até 2020, exibindo a pluralidade da produção musical que se destaca no cenário local, estadual e internacional, com ênfase aos vizinhos latino-americanos. Reunindo diversas linguagens, a proposta é uma agradável parada na hora do rush, para quem  trabalha ou está no Centro Histórico, esperando que o trânsito acalme.

Além de ser vitrine para a produção artística, o Mistura Fina tem como grande diferencial a oferta de mediação audiodescrita, operada pela Ovni Acessibilidade Universal. A mediação audiodescrita consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações compreendidas visualmente e que não são percebidas pelo usuário (pessoas cegas ou com baixa visão). Define-se como mediação porque há características de informalidade e simultaneidade. Há um limite de público por show, já que não se utiliza equipamento. No máximo, são recebidos seis usuários a cada.

Sobre a artista convidada

Negra Jaque é moradora do Morro da Cruz (periferia de Porto Alegre), ativista do movimento negro e movimento feminista. Como mulher negra leva a bandeira em todas às comunidades por onde passa, não só com as suas rimas, mas também com a sua história dentro do Hip-Hop.  Formada em Pedagogia, foi professora em escolas das séries iniciais até abril deste ano, quando decidiu apostar integralmente na carreira de MC. Esta em fase de produção de seu novo disco, “Diário de Obá” que será lançado pela gravadora Sigmund, em outubro próximo.

Por: Silvia Abreu