Abertura oficial do 9° Festia é nesta sexta-feira, com espetáculo do Uruguai e homenagens

Foto Nico Barreiro

Nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, o Grupo TIA dá início a mais uma maratona de 10 dias levando cerca de 30 atividades para todos os quadrantes do município de Canoas, incluindo locais descentralizados. A abertura oficial do 9° FESTIA ocorre às 15h, na Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270, Centro). A peça de abertura é “Viaje a la Montaña“,  do grupo Cia Tormenta de Lagartos, do Uruguai. A entrada é franca.

Um envolvente teatro de máscaras e bonecos, que reflete temas como guerra, desconfiança, decepção, preconceito, colaboração, empatia, paz, magia e mistério compõe a trama desta montagem uruguaia dirigida por Belén Rodriguez e César Ramirez. A abertura do festival também é marcada pela homenagem às irmãs bonequeiras, Graziela Saraiva e Tânia de Castro, conhecidas e conhecedoras da arte do teatro de bonecos. Graziela morreu em 14 de abril de 2019. Sua irmã, Tânia, onze dias depois, no dia 25, também veio a falecer. Elas são as homenageadas desta nona edição do FESTIA. 

No mesmo dia, a partir das 21h, no Brechó Pub, em Canoas, haverá a Festa de Lançamento do Festival, com show da Banda Paquetá e performances da JOB Soluções Culturais e Família Artesanal, de Canoas; Drag Queen Amy Baby Doll, de Charqueadas e Cia Goliardos, de Porto Alegre. O FESTIA prossegue até o dia 1° de setembro próximo, com uma vasta programação diversificada.

Acompanhe e saiba mais sobre a programação (datas, locais, recomendação etária):

https://festivalfestia.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/festivalfestia/

Redes Sociais e Canais do Grupo TIA:

https://www.facebook.com/tia.teatro/
https://www.youtube.com/channel/UCy4EyM4LmG5x6xVSzvfCK6g

Teaser:

Tá chegando mais uma edição do FESTIA!

É com muita alegria que o Grupo TIA apresenta mais uma edição do Festia – Festival Internacional de Teatro em Canoas. O festival ocorre de 31 de agosto a 09 de setembro.Chegamos ao oitavo ano consecutivo através de muita luta e persistência, trabalhando com uma equipe competente, com um público participando das atividades, com artistas e coletivos engajados e com apoiadores que acreditam muito no potencial e na importância do Festival.O FESTIA tem um papel fundamental na movimentação da economia local e no calendário cultural da cidade, seja fomentando plateias, propondo uma formação de qualidade, envolvendo as diversas localidades de Canoas, inclusive as regiões mais descentralizadas, sempre de forma aberta e gratuita a população, oportunizando um acesso facilitado e democrático.Até agora, foram 74 grupos, 80 espetáculos, 30 oficinas e inúmeros bate papos. Com a participação de coletivos de 12 estados e 07 países. Para um público superior a 70 mil pessoas.Neste ano teremos mais de 20 atividades e a participação de artistas da Espanha, Uruguai, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Santa Catarina, além dos grupos regionais e locais.A produção deste teaser foi realizada pela Chama Vídeo Independente. Em breve estaremos divulgando o cronograma com todas as atividades.Venham todos, venham ver!Realização: Grupo TIAApoio: Sesc e SMCT

Posted by Festia – Festival Internacional de Teatro em Canoas on Thursday, July 19, 2018

SERVIÇO:

O Quê: 9° FESTIA – Festival Internacional de Teatro em Canoas. Abertura oficial com apresentação da peça “Viaje a la Montaña”, da Cia Tormenta de Lagartos (Uruguai).

Quando: Dia 23 de agosto de 2019, sexta-feira, às 15h

Onde: Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270, Centro), Canoas-RS

Quanto: Entrada franca

Classificação etária: Livre

Por: Silvia Abreu