Cortejo circense celebra oficina de artes integradas na Ilha da Pintada

Foto: Amanda Gatti

Um cortejo circense vai tomar as ruas da Ilha da Pintada na manhã de 17 de agosto, seguido por uma apresentação de teatro no dia 22. O evento integra o projeto Oficina de artes integradas, que promove gratuitamente o aprendizado de diversas linguagens artísticas às crianças da ilha.

Desde o início do ano, as crianças têm acesso a práticas de teatro, dança, música, canto, artes visuais, criação literária e circo. A iniciativa possibilita que os alunos vivenciem o papel de protagonistas de uma ação artística em conexão com o espaço da Ilha da Pintada. A coordenação é das artistas Luciane Panisson e Marina Mendo, com financiamento: FAC Pró-cultura RS.

O cortejo dá início à etapa de celebração do projeto, levando para as ruas da comunidade técnicas como como pernas de pau, acrobacia e canto. A apresentação ocorre em 17 de agosto, às 11h, partindo da Escola Estadual Maria José Mabilde. Já no dia 22 de agosto, os alunos voltam a se apresentar, desta vez na escola. “Mistérios da Ilha”, roteiro criado como resultado das oficinas, traz mitos e lendas da Ilha da Pintada que habitam o imaginário dos habitantes, como o lobisomem, uma certa bruxa e seu gato, que se envolvem em situações corriqueiras.

Equipe:

Professores: Alexandre Missel, Fábio Pinto, Laura Backes, Luciane Panisson, Luciano Fernandes, Marina Mendo e Margarida Rache.

Figurinos e adereços: Margarida Rache, com a colaboração dos alunos.

Direção geral e coordenação pedagógica: Luciane Panisson e Marina Mendo.

Realização: Cuco Produções

Serviço:

Cortejo Festivo pelas ruas da Ilha da Pintada: dia 17 de agosto, 11h, saída da EEEF Maria José Mabilde (Av. Pres. Vargas, 129 – Arquipélago, Porto Alegre – RS)

Mistérios na ILHA: dia 22 de agosto, 10h, 14h e 16h, na EEEF Maria José Mabilde.

Por: Raphaela Donaduce Flores