Cinemateca Capitólio Petrobras promove Sessão Acessível e Masterclass sobre produção criativa

No sábado, 27 de julho, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove Sessão Acessível e Masterclass sobre produção criativa.  As duas atividades integram a programação especial da Cinemateca Capitólio Petrobras com patrocínio master da Petrobras e produção cultural da Fundacine e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura.

A animação Historietas Assombradas é a quarta das dez sessões acessíveis que ocorrem até novembro no Capitólio. Pepe mora com sua avó, uma bruxa fazedora de poções, desde que era um bebê. Após descobrir que seus pais estão vivos, decide sair em busca deles, mas acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão que precisa de Pepe para alcançar a imortalidade. O filme tem sessão gratuita às 14h e conta com interpretação em Libras feita pela Ovni Acessibilidade Universal, parceira cultural do projeto. As sessões acessíveis da Programação Especial 2019 da Cinemateca Capitólio Petrobras contam com legendagem descritiva, audiodescrição e libras e a bilheteria abre 30 minutos antes da sessão, para distribuição de senhas.

Durante a manhã, das 09h às 12h, ocorre a masterclass Produção Criativa em Cinema, ministrada pelo produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features. No Brasil, esteve à frente de longas-metragens como O Cheiro do RaloTim MaiaAlemãoHelenoAbismo Prateado e O Animal Cordial. No mercado internacional, produziu premiados filmes como Me Chame Pelo Seu NomeFrances HaLove e A Bruxa. Teixeira apresenta os segredos por trás dos seus filmes de sucesso e conta os principais aprendizados e desafios da sua carreira como produtor de cinema e curador. As inscrições já estão esgotadas.

A Masterclass faz parte das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019. Tratam-se de duas grandes aulas, nas quais profissionais de cinema de renome internacional irão compartilhar suas experiências de forma crítica e reflexiva. Ambos os cursos, com duração de 3h, abordarão o processo criativo na realização cinematográfica, com ênfase a aspectos particulares de cada profissional convidado.

“As masterclasses ampliam a atuação da Cinemateca como espaço de fruição e reflexão do cinema ao trazer profissionais diretamente envolvidos na concepção e na realização de filmes numa possibilidade muito rica de troca com o público e em especial com estudantes e profissionais de cinema de Porto Alegre. Estamos também muito felizes com a realização da programação acessível que garante a democratização do acesso e a inclusão de pessoas com deficiências visuais e auditivas à programação da Cinemateca”, afirma Andreia Vigo, Diretora da Cinemateca Capitólio Petrobras.

Sobre o filme

Sinopse:

Pepe mora com sua avó, uma bruxa fazedora de poções, desde que era um bebê. Após descobrir que seus pais estão vivos, decide sair em busca deles, mas acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão que precisa de Pepe para alcançar a imortalidade. 

LIBRAS (Ficha técnica)
Intérprete: Regiane Pereira
Revisão: Thaisy Payo
Captação e Edição: Camilla Fuente

Masterclass Produção Criativa de Cinema

O produtor Rodrigo Teixeira apresenta os segredos por trás dos seus filmes de sucesso e conta os principais aprendizados e desafios da sua carreira como produtor de cinema e curador. Rodrigo revela os caminhos para viabilizar projetos audiovisuais de impacto e como torná-los produtos atrativos ao mercado. Cinéfilo e leitor compulsivo, ele conta como a compra de direitos autorais de obras literárias contribuiu para que ele desse saltos exponenciais em sua carreira internacional. Da escolha das histórias até o lançamento nas salas de cinema, o curso acompanha a trajetória do mestre em aulas que trazem cases de sucesso, processos de financiamento, plano de negócios, relação com estúdios, distribuidores, diretores e parceiros. 


Rodrigo Teixeira é fundador da RT Features e um dos mais proeminentes produtores brasileiros da atualidade. No Brasil, esteve a frente de longas-metragens como O Cheiro do RaloTim MaiaAlemãoHelenoAbismo Prateado e O Animal Cordial. No mercado internacional, Rodrigo produziu premiados filmes como Me Chame Pelo Seu NomeFrances HaLove e A Bruxa. Desde 2016, é integrante da Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com a produção de Me Chame Pelo Seu Nome foi indicado ao Globo de Ouro e disputou quatro estatuetas no Oscar 2018, tendo arrebatado a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.
Em 2018, o produtor emplacou três filmes indicados ao Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema independente americano, além de Call me By Your Name, foram indicados Patti Cake$ e A Ciambra. A Ciambra, exibido no Festival de Cannes em 2017, foi o primeiro filme produzido pela parceria de Teixeira com o diretor Martin Scorsese por meio da Sikelia Productions, selo que financia filmes de cineastas emergentes em todo o mundo.Com três filmes selecionados para o Festival de Cannes 2019, ganhou Grand Prix na Un Certain Regard com A Vida Invisível de Eurídice Gusmão de Karim Aïnouz e o prêmio de melhor filme pelos críticos de cinema – FIPRESCI com o The Lighthouse do diretor Robert Eggers, estrelado por Robert Pattinson e Willem Dafoe. Rodrigo está finalizando neste momento o thriller de ficção científica Ad Astra de James Gray com Brad Pitt e Tommy Lee Jones,  Wasp Network de Olivier Assayas estrelado por Penélope Cruz, Gael Garcia Bernal, Wagner Moura e Édgar Ramírez e Alemão 2 do diretor José Eduardo Belmonte

Por: Bruna Paulin