Musical infantil O Gato de Botas e Bombachas estreia em Porto Alegre

Foto: Claudio Benevenga e Tom Peres

O famoso conto do gato de botas acaba de ganhar uma versão gauchesca para os palcos. Com texto de Charles Ferreira e direção de Airton de Oliveira, o espetáculo musical O Gato de Botas e Bombachas estreia em Porto Alegre neste fim de semana fazendo uma adaptação da clássica história infantil para o Rio Grande do Sul do final do século XIX. A peça fica em cartaz no Teatro Renascença de 6 a 21 de julho, com sessões nos sábados e domingos.

Com direção musical de Arthur Barbosa, a montagem tem texto rimado e conta com 21 canções originais, criadas especialmente para a o espetáculo. Uma parte da trilha sonora é gravada e a outra é cantada e tocada ao vivo pelo elenco. Em cena estão os atores Dejayr Ferreira tocando percussão, Fabrizio Gorziza com o acordeon, Luciano Pieper tocando violão, Rodrigo Waschburguer com violão e bombo leguero e Tom Peres no violão e na percussão.

No conto original de 1967, escrito pelo francês Charles Perrault, três irmãos recebem como herança de seu pai um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o felino consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Carabás, e consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento. Na versão gauchesca, o gato tem jeito de detetive, usa bombachas e vive no Rio Grande do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Após ser enfeitiçado e começar a falar, ele provoca uma série de trapalhadas para desvendar os roubos de gado que vêm acontecendo na propriedade de um grande fazendeiro gaúcho, o Coronel Pedro Caetano. Entre uma confusão e outra, o animal de estimação consegue solucionar o caso e ainda ajuda seu dono, Clementino, a casar com a filha do poderoso fazendeiro.

SERVIÇO

  • Quando: De 6 a 21 de julho, Sábados e domingos, às 16h
  • Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
  • Ingressos: R$ 30
  • Venda online: Tchê Ofertas