Monologo CÁRCERE surge a partir do artista percorrer alguns presídios

Foto Tati Wexler

O monólogo CÁRCERE, dirigido e interpretado por Vinícius Piedade, é apresentado no Teatro de Arena, em sessão única dia 5 de julho (sexta-feira), às 20h. O espetáculo já foi apresentado em 15 países nos últimos 5 anos.

A peça – cujo texto também é assinado por Piedade, em parceria com Saulo Ribeiro – narra uma semana na vida de um pianista que, encarcerado, se vê privado tanto de sua liberdade quanto de seu instrumento musical. Ameaçado de morte por outros presidiários – que o julgam um delator –, o músico sabe que será transformado em refém em uma rebelião iminente e começa a expor suas lembranças, receios e expectativas em um diário.

Depois de percorrer alguns presídios do estado do Espírito Santo apresentando o espetáculo solo “Carta de um Pirata”, Vinícius Piedade propôs ao dramaturgo Saulo Ribeiro uma peça que refletisse sobre a liberdade, através dos olhos de um pianista privado da liberdade e de sua arte. Na criação do texto o co-autor Saulo Ribeiro se baseou em acontecimentos reais dos quais teve conhecimento e vivência na época em que foi professor no sistema prisional (na cadeia). Foi Saulo quem levou Vinicius Piedade aos presídios do Espirito Santo para se apresentar.

Depois do encontro do artista e de sua peça com esse público em situação limite, o ator quis expressar e investigar a liberdade. E para isso contou com o historiador, escritor, advogado e ex-professor no sistema prisional. O processo de escrita da peça ocorreu por quatro mãos, numa parceria entre Ribeiro e Piedade. O pianista Manuel Pessoa também foi um parceiro decisivo nessa construção, sendo responsável pela criação musical que permeia toda a peça.

Núcleo Vinícius Piedade & Cia

O Núcleo Vinícius Piedade & Cia é uma plataforma de criação artística dos espetáculos de Vinícius Piedade. Com os espetáculos solo em repertório, o artista se apresentou nos locais mais diversos possíveis, desde grandes teatros municipais com toda estrutura de som e luz, a teatros improvisados na floresta amazônica; desde auditórios de universidades a pátios de penitenciárias; desde turnês por unidades de Sesc no Brasil. Para além de nosso território brasileiro, os espetáculos de Vinícius Piedade já foram apresentados em diversos países. No continente asiático as apresentações ocorreram na China (Macau) e na Índia (Manipur e Guwahati).

Na Europa, os trabalhos aconteceram na Alemanha (Berlim, Kiel, Bonn, Munique e Stuttgart), na Rússia (Orel e Moscou), na Suíça (Berna e Zurique), na França (Paris), na Espanha (Barcelona e Madrid), em Portugal (Lisboa, Porto, Ilha da Madeira, Estarreja, Barcelos, Alverca do Ribatejo, Albufeira, Póvoa do Varzim, Setúbal e Sesimbra), na Armênia (Erevan), na Lituânia (Visagina) e na Turquia (Istambul e Izmir). Na América do Norte, nos Estados Unidos (Nova York), na África em Cabo Verde (Mindelo, Ilha do Sal e Praia) e Angola (Luanda), na América Latina na Bolívia (Cochabamba) e Argentina (Rosário). Os espetáculos do Núcleo são resultado de pesquisa e desenvolvimento individual, porém, sempre contando com colaboradores fundamentais.

Ensaiando Hamlet Cancelado desde junho de 2018, Vinícius Piedade já tem, a partir de setembro, apresentações agendadas em Portugal, em oito cidades: Lisboa, Póvoa de Varzim, Alverca do Ribatejo, Estarreja, Barcelos, Arcos de Valdevez, Guarda e Sintra. Em outubro de 2019 ainda faz passagem pela República Checa no Cheb Monodrama Festival e em 2020 já tem agenda marcada, em junho, em dois países: na Mongólia, no Mongolian Centre of ITI e no Kosovo Theatre and Movie House AKT, dois festivais importantes, e em Luanda, Angola, no CIT – Circuito Internacional de Teatro. Em setembro, Vinicius Piedade e seu Hamlet Cancelado estará no MedFest’20, em Izmir, no International Monodrama Festival, na Turquia.

O repertório do núcleo conta com quatro espetáculos solo: Carta de Um Pirata (2003), Cárcere (2008), Indizível (2008) e Identidade (2012). Também fazem parte das criações o duo 4 Estações (2013) com a atriz Gabriela Veiga, Pais e Filhos (ou Lasanha de Berinjela 1) que conta com Evas Carreteiro e Roberto Borenstein no elenco, e Irmãos (ou Lasanha de Berinjela 2). Outra criação do Núcleo foi o espetáculo Dias de Anestesia (2006).

 A principal proposta dos espetáculos é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Condensam na interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea, da comédia inconformada as partituras de mímica. Os trabalhos visam levar o público a navegar nas peças como coautores da realização teatral.

 Na base dos projetos do Núcleo Vinicius Piedade & Cia está a concepção de uma arte popular entendida como uma arte acessível a todos, sem procurar ser destinada a um público específico. As criações combinam os mais diversos elementos: a música, a literatura, a mímica e o teatro em suas várias acepções: erudito e popular. Atrelando a concepção dos espetáculos ao processo de difusão cultural, os trabalhos se estruturam sobre a questão de como democratizar o acesso à arte. Sendo assim, a democratização faz parte dos processos de cada espetáculo e isso se dá por meio de apresentações em contextos físicos e sociais diversos e adversos e por parcerias com diferentes instituições.

Ficha Técnica

Direção, Iluminação e atuação: Vinícius Piedade

Texto: Saulo Ribeiro e Vinicius Piedade

Trilha Sonora Original: Manuel Lima

Figurino: Ana Maria Piedade

Operador de som e luz: Patrik Simões Pereira

Produção local: Michele Rolim

SERVIÇO

CÁRCERE, por Vinícius Piedade

No Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835), dia 5 de julho (sexta-feira), às 20h.

Valor: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). A venda antecipada por ser feita no site www.entreatosdivulga.com.br/carcere

Por: Michele Rolim