2º Prêmio Minuano de Literatura prorroga suas inscrições

Foto Josiele Silva

Estão abertas até o dia 8 de agosto, as inscrições no 2º Prêmio Minuano de Literatura, promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC), em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com prazo inicialmente previsto para 28 de junho, visa ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação, assim como o incentivo à leitura e à produção escrita. O regulamento está disponível no websitewww.ielrs.blogspot.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail iel@sedac.rs.gov.br ou telefone (51) 3314-6450.

Podem participar obras cujos autores sejam nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, publicadas por quaisquer editoras e obras cujos autores tenham naturalidade e residência fora do Rio Grande do Sul, publicadas por editoras sediadas em solo gaúcho. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2018 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção (Romance/Novela), Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial (livros de memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros).

A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura.

VENCEDORES DE 2018:

Conto – Gustavo Melo Czekster com “Não Há Amanhã” (Zouk)

Poesia – Juliana Meira com “Na Língua da Manhã Silêncio e Sal” (Belas Letras)

Crônica – Tiago Germano com “Demônios Domésticos” (Le Chien)

Ilustração – Ernani Carraro por “O Mundo de Nini: a Menina das Flores” (Vaxmídia), livro de Vera Damian

Juvenil – A.Z. Cordenonsi com “Sherlock e os Aventureiros: o Mistério dos Planos Roubados” (Avec Editora)

Infantil – Maíra Suertegaray por “Anahí: a Flor que Queria Ser Menina” (Compasso Lugar Cultura)

Romance/Novela – Leonardo Brasiliense por “Roupas Sujas” (Companhia das Letras)

História em Quadrinhos – José Aguiar por “A Infância do Brasil” (Avec Editora)

Especial – Rafael Guimaraens por “20 Relatos Insólitos de Porto Alegre” (Libretos).

SERVIÇO:
Prazo: 2 de abril a 8 de agosto.
Inscrições: www.ielrs.blogspot.com.br

Por: Vera Pinto