Entrevista | Demétrio Xavier e María Elena Melo falam sobre o Recital Cantos do Sul da Terra e mais

Foto: Eraldo Silva/No Palco

Ela uma artista talentosíssima, ele um dos principais radialistas e instrumentalistas do Rio Grande do Sul. Na próxima quinta e sexta-feira, dia 13 e 14, a uruguaia María Elena Melo e o músico gaúcho Demétrio Xavier estarão juntos para realizar mais um Recital Cantos do Sul da Terra no Café Fon Fon.

María foi convidada por Demétrio, após os dois se apresentarem juntos na gravação do show Canto do Sul da Terra no Theatro São Pedro. E o gaúcho não esconde tamanha ansiedade para dividir o palco com a cantora novamente: “Uma oportunidade como esta, como María Elena Melo, eu não preciso explicar, quando as pessoas a escutarem vão saber perfeitamente do que eu to falando. Orgulho de ter alguém que nos representa com qualidade, é um ganho fundamental pra nós não nos sentirmos pequenos, restritos a uma linguagem, somos muito mais do que percebemos”.

Já para a uruguaia, é visível a gratidão por Demétrio ­­– “Conheço Demétrio há muitos anos, já vim no Cantos do Sul da Terra, quando era na Rádio Piratini, e sempre me pareceu super interessante, porque é um programa que não tem fronteiras e nem todo mundo faz isso.Sou conhecida no Brasil graças ao Demétrio e a Jesus Aguiar. Também será a primeira vez no Fon Fon, pra mim vai ser muito importante”.

Além de cantora e violonista, María também é professora em uma escola para pessoas com necessidades especiais. “Não é fácil [conciliar carreira como música e aulas], fazendo o que você gosta alivia um pouco, pra mim é um privilégio. Tenho cerca de 90 alunos, todos adoram a música e essa parte me toca, é um trabalho muito lindo. Eu passei por um momento bem difícil em minha vida e acabei me aproximando desse centro, que me ajudou muito a passar por esse período triste”.

Ambos artistas vivem da independência de suas carreiras, sem grandes gravadoras e pouco marketing por trás. Questionados sobre o momento atual do país, onde a cultura vem sofrendo diversos desmontes, como um artista independente faz para sobreviver: “Estamos nos virando como temos que nos virar. Temos que propor as coisas, nos unir imediatamente entre pessoas de bom senso, que querem preservar direitos, espaço fundamentais, sua identidade e culturadiz Demétrio. “Um país que não tem não é uma país livre, é um país que estão cortando as mãos e que não deixam o povo se expressar. A cultura é a principal pilar de uma sociedade, todas as culturas” – diz María Elena Melo.

Quem quiser este encontro brilhante entre duas pessoas importantíssimas na música, tanto brasileira quanto uruguaia, basta ligar para o Café Fon Fon (51-998807689) e fazer sua reserva. O couvert artístico custa R$ 25. As apresentações começam às 21h30.