Tango e música espanhola são as atrações no Domingo Clássico da Orquestra de Câmara da Ulbra

Uma noite dedicada ao tango e à música espanhola. Essa é a proposta do próximo Domingo Clássico da Orquestra de Câmara da Ulbra, que terá obras de Gorka Hermosa (País Basco), Astor Piazzolla (Argentina) e Isaac Albeniz (Espanha). O concerto será no domingo (2/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marques do Herval, 280), com entrada franca. A regência é de Tiago Flores e haverá participação do acordeonista Daniel Castilhos.

O espetáculo inicia com Neotango – Concerto para acordeon e orquestra de cordas, do compositor e intérprete Gorka Hermosa – considerado um dos quatro maiores compositores para acordeon do mundo pelo presidente da Confédération Mondiale de L`Accordéon, Frederic Deschamps. A obra teve sua estreia em Porto Alegre em 2016, executada justamente por Daniel Castilhos, que agora repete o feito ao lado da Orquestra de Câmara da Ulbra.

Na sequencia do programa, a Orquestra interpreta duas peças de Piazzolla: Fuga e Mistério, com arranjo de Arthur Barbosa; e La Muerte del Angel, com arranjo de Bragatto.

Após um intervalo, o concerto se encerra com Suíte Espanha, de Isaac Albéniz – um dos mais originais representantes do nacionalismo musical espanhol em fins do século XIX. Considerado um de seus melhores trabalhos, a suíte reflete o espírito da música hispânica tradicional.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

DOMINGO CLÁSSICO 

Data: Domingo (2/6)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação alimentos não perecíveis. 

PROGRAMA

Gorka Hermosa: Neotango – Concerto for acordeon e orquestra de cordas

Solista: Daniel Castilhos

Astor Piazzolla: Fuga e mistério (Arranjo de Arthur Barbosa)

Astor Piazzolla: La muerte del Angel (Arrajo de Bragatto)

Isaac Albeniz: Espanha – Suíte para Orquestra de cordas

REGÊNCIA: Tiago Flores

Por: Raphaela Donaduce Flores