Crítica | “Rocketman” é uma linda e louca viagem pela memória de Elton John

Após 55 anos de carreira, diversos prêmios, condecorações e mais de 300 milhões de discos vendidos, Elton John/ Reginald Dwight finalmente ganhou sua cinebiografia. “Rocketman”, dirigido por Dexter Fletcher, chega aos cinemas com os eventos sendo contados em flashback com a narrativa moldura de Elton em uma reunião alcoólicos anônimos.

A infância e pré-adolescência de Reggie Dwight são interpretadas pelos atores Matthew Illesley (criança) e Kit Connor (adolescente). Matthew surpreende dando um toque dramático, principalmente com a fase da rejeição de Stanley Dwight (Steven Mackintosh), pai de Reggie, ao filho; e a culpa que sua mãe, Sheila Eileen (Bryce Dallas Howard), o faz sentir por causa de seu casamento conturbado com Stanley. Já Kit mostra a primeira reerguida da vida do cantor, após separação dois pais, e o começo da transição de Reginald Dwight para Elton John.

Taron Egerton (Elton John)

Taron Egerton é quem interpreta Sir Elton John na fase adulta e faz muito bem. Ele consegue capturar toda essência de John, com seus trejeitos e manias. Momentos dramáticos na vida de Elton eram encenados com precisão e muita emoção por parte do ator. Além das cenas quentes com o ator Richard Madden. É uma interpretação brilhante!

Metade das canções do filme são interpretadas por Taron, e mesmo não tendo uma potência vocal como a de Elton, há um conforto durante as performances das músicas. É de se parabenizar a coragem e o trabalho de Egerton em cantar a obra de Elton, não é para qualquer um. Se Rami Malek levou Oscar por fazer um Freddie Mercury caricato, imagina Taron que estudou piano e apresentou um artista completo, cantando, dançando e atuando com maestria.

O roteirista Lee Hall, soube levar a história de Elton para as telonas, mas como bom menino de blockbuster, ele escolheu três vilões: o empresário John Reid (Richard Madden), que se envolve amorosamente com o John e acaba o iludindo tornando-se abusivo e chegando a agressões físicas; seu pai Stanley, que o abandona com na adolescência e nunca mais volta para procurá-lo; e também sua mãe Sheila, que leva Elton para lados sombrios da vida.

Elton John (Taron Egerton) e Bernie Taupin (Jamie Bell)

Assim como a vida de Elton, o filme tem uma parte inteiramente dedicada à parceria musical influente e duradoura com Bernie Taupin (Jamie Bell). A conexão entre os dois ganha destaque durante o processo de composição da canção “Your Song”, a mais rápida já feita pela dupla. Em um mesmo dia, Taupin elaborou a letra e passou para Elton, que criou a melodia.

O longa também passa pela relação entre Elton e Renate Blauel (Celinde Schoenmaker). Não há muita profundidade neste caso, o diretor e o roteirista apenas quiseram mostrar que John tentou dar a volta por cima com um novo relacionamento, mas não funcionou.

Talvez os fãs mais apaixonados pelo cantor sintam a perda da ordem cronológica de lançamento de cada música. Cada uma é encaixada durante momentos do filme para mostrar os sentimentos de Elton, foi assim com “Don’t Let the Sun Go Down on Me“, “Goodbye Yellow Brick Road“,”I’m Still Standing” e principalmente em “Rocket Man” tendo um performance dramática e levando o filme ao ponto alto.

Mesmo depois de ter levado diversos prêmios por “Bohemian Rhapsody”, o diretor Dexter Fletcher tem seu melhor desempenho com “Rocketman”. A fotografia é impecável, a leveza que as partes musicais dão para momentos dramáticos e a busca por mostrar todas as facetas do cantor, nos melhores e piores momentos.

Por fim, “Rocketman” é uma viagem pelas lembranças de Elton John. Tudo que você ver e achar exagero pode considerar que é verdade, desde o figurino extravagante a atitudes rock ‘n’ roll. É dessa forma que o músico britânico enxerga seus 72 anos de vida, ou melhor, boa parte deles.

NOTA: 8/10

CINEMAS ONDE O FILME ESTARÁ EM CARTAZ NA REGIÃO METROPOLITANA:

PORTO ALEGRE (RS)

  • Cinemark BarraShopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300)
LEG 13:15 – 16:00 – 18:40 – 21:20
  • Cinemark Bourbon Ipiranga (Av. Ipiranga, 5200)
DUB 15:10 – 16:15 – 18:55
LEG 21:45
  • Cinemark Wallig (Av. Assis Brasil, 2611)
DUB 15:30
LEG 18:15 – 21:30
  • Espaço Itaú de Cinema (Av. Túlio de Rose, 80)
LEG 13:30 – 16:00 – 18:30 – 21:00
  • GNC Cinemas Moinhos (Rua Olavo Barreto Viana, 36)
LEG 13:45 – 14:45 – 16:25 – 17:30 – 19:15 – 20:15 – 21:50
  • GNC Cinemas Iguatemi (Av. João Wallig, 1800)
LEG 16:30 – 19:10 – 21:45
DUB 13:50

CANOAS (RS)

  • UCI ParkShopping (Av. Farroupilha, 4545)
XPLUS/DUB 16:30
XPLUS/LEG 21:50
  • Cinemark Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750)
DUB 13:00 – 15:45 – 18:45
LEG 21:30

SÃO LEOPOLDO (RS)

  • Cinesystem (R. Primeiro de Março, 821)
DUB 13:00 – 18:20
LEG 15:30 – 21:00