Glau Barros lança o álbum “Brasil Quilombo” no Theatro São Pedro em junho

Foto: Luis Ferreira

Glau Barros lança, no próximo dia 18 de junho, o primeiro registro fonográfico de sua carreira, “Brasil Quilombo”, no palco do Theatro São Pedro. A cantora e atriz, que nos últimos anos vem se afirmando no cenário gaúcho do samba, sendo uma de suas principais representantes, interpretará 12 composições de destacadas (os) compositora (es) gaúchas (os) de diversas gerações, a fim de difundir o qualificado trabalho autoral destes criadores e valorizar a cultura do samba existente no Rio Grande do Sul.

Com influência e referência à cultura afro-brasileira, o gênero musical de “Brasil Quilombo” é o samba, apresentado nas mais variadas formas neste trabalho, como o samba de roda, o samba-canção, o samba exaltação, a música de santo, entre outros.

Nascida em Porto Alegre, Glau Barros é uma das mais importantes intérpretes da nova geração de artistas gaúchas. Cresceu em um ambiente musical: a avó paterna cantava na igreja e a incentivou, desde cedo, a apreciar e a experimentar o canto. A partir da década de 90, inicia uma intensa e permanente carreira profissional, apresentando-se em alguns dos principais palcos do Rio Grande do Sul e de outros Estados brasileiros. Além da música, a cantora tem importante atuação no teatro, fundamentalmente no grupo Caixa Preta, atuando, ainda, em televisão e em cinema.

“Brasil Quilombo” leva a assinatura de dois grandes nomes da música gaúcha e brasileira: o cantor, compositor, arranjador e músico Gelson Oliveira, que assina a direção musical, e o pianista, compositor e arranjador Marco Farias, responsável pela produção musical e arranjos.  Nas 12 faixas que compõem o álbum, figuram nomes emblemáticos da velha tradição do samba e novos compositores, ainda inéditos em disco, como é o caso de Edison Guerreiro (Lupicínio Rodrigues, 26) e Pâmela Amaro (A caixa e o tamborim). Zé Caradípia, em parceria com Luis Mauro Vianna, assina a faixa-título, mas tem, ainda, a saudosa e inesquecível Zilah Machado (Vem devagar), Mestre Paraquedas (Fuxico), Antônio Villeroy (O peixe quer água), Nelson Coelho de Castro (No braço com a vida), Delma Gonçalves (Desamor, uma parceria com Bedeu), Márcio Celli (Iemanjá) e Gelson Oliveira (Escolha, em parceria com a poeta e atriz Elisa Lucinda).

A única música deste trabalho que não é de autoria de um gaúcho é Quem ri melhor, composição de Noel Rosa, um tanto desconhecida do grande público. Vale ressaltar, ainda, a releitura de Glau Barros para o clássico, Pergunte a meus tamancos, de Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves, na qual homenageia as grandes cantoras do rádio. Músicos de reconhecido talento, da cena local e nacional, participaram das gravações deste álbum (e também farão participação especial no show). São eles: Arthur de Faria, Pedrinho Figueiredo, Nelson Coelho de Castro, Jorginho do Trompete, Gelson Oliveira e Edu Nascimento, que deu vida ao sopapo de seu pai, Giba Giba. A atriz Vera Lopes, parceira de muitas atuações no teatro, também faz participação especial no show.

SERVIÇO

  • Quando: 18 de junho, terça-feira, às 21h
  • Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°)
  • Ingressos: a partir de R$ 30
  • Venda online: Site do Theatro