Jovem violonista gaúcho ganha uma das bolsas culturais mais concorridas do Brasil

Foto: LuKronbauer

Na última quarta-feira, dia 15, o jovem violonista gaúcho Eduardo Gutteres foi um dos vencedores da etapa final do Programa de Bolsas de Estudos Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade Cultura Artística. Participaram desta última prova, 16 jovens músicos que foram selecionados dentre 188 inscritos. Eduardo foi o único violonista da etapa final e concorreu com diversos instrumentistas. A prova foi realizada no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

A Cultura Artística, instituição cultural privada sem fins lucrativos, promove, anualmente, o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro, voltado a jovens músicos de 16 a 26 anos, nas modalidades de Canto e de Instrumento. O Programa tem o objetivo de impulsionar a carreira de músicos clássicos que busquem a profissionalização na área da performance. São oferecidas aulas particulares com professores consagrados (no caso de Eduardo, fará aulas com Fábio Zanon), para aprimoramento técnico e preparação para processos seletivos e concursos nacionais e internacionais. A bolsa tem duração de 1 ano, renovável mediante avaliação anual, até o limite de 2 renovações.

Eduardo é natural de Porto Alegre e iniciou seus estudos de violão aos 11 anos com o professor Ricardo Mitidieri, no Projeto Prelúdio (antes vinculado à UFRGS e agora ao IFRS). Ingressou aos 17 anos no curso de Bacharelado em Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde foi aluno da professora Flávia Domingues Alves por dois anos. Hoje, aos 22 anos, é bacharel em violão com láurea acadêmica, e foi orientado em seus últimos semestres da graduação pelo professor Paulo Inda.