Orquestra da Ulbra recebe violinista Guido Sant’Anna

Foto: Carolina Negel

No próximo Domingo ClássicoOrquestra de Câmara da Ulbra recebe o jovem violinista Guido Sant’Anna. Com regência de Tiago Flores, o concerto será no domingo (5/5) às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca

Com apenas 14 anos, Guido é reconhecido por importantes maestros do Brasil e do exterior. Em 2018, ganhou visibilidade ao se tornar finalista do Menuhin Competition – uma das mais importantes e concorridas competições de violino do mundo, realizada na Suíça, disputando com mais de 300 violinistas. Ele foi o único latino americano a ser selecionado para participar do concurso. Natural de São Paulo, o jovem virtuose começou a estudar violino aos 5 anos e, aos 7 anos, foi descoberto pelo maestro Júlio Medaglia, que passou a levá-lo para os primeiros solos acompanhados de orquestra. Atualmente, vem recebendo convites para atuar junto a principais orquestras do Brasil e também do exterior.

Com a Orquestra de Câmara da Ulbra, ele será solista em Concerto para violino e orquestra nº 5, de Mozart. “É uma obra muito bonita e de grande dificuldade técnica para o solista”, comenta Tiago Flores.

Os cinco Concertos para violino de Mozart foram escritos, provavelmente, entre 1773 e 1775. O quinto concerto, frequentemente referido pelo apelido O Turco, é o que expressa sentimentos mais maduros e é também o mais ambicioso entre eles. A peça estreou no período do Natal, em 1775, em Salzburgo.

Além desta obra, o programa do Domingo Clássico inclui Noite Transfigurada, considerada o trabalho mais importante de Schönberg. Trata-se de uma peça tonal de grande beleza expressiva. A inspiração de Schönbergé um poema homônimo de Richard Dehmel, que não é lido nem cantado, está apenas como pano-de-fundo para a criação da obra. 

Compositor austríaco, Schönbergé o criador do dodecafonismo, um dos mais revolucionários e influentes estilos de composição do século XX. Suas primeiras obras, apesar de ligadas à tradição pós-romântica, já prenunciavam um método composicional inovador, que evoluiu para a atonalidade e, mais tarde, para um estilo próprio, o dodecafonismo.Schönbergfoi também pintor e importante teórico musical. 

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA 

DOMINGO CLÁSSICO 

Data:Domingo (5/5) 

Horário:19h

Local:Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação alimentos não perecíveis. 

PROGRAMA

Arnold Schönberg:Noite Transfigurada
Wolfgang Amadeus Mozart:Concerto para violino e orquestra nº 5

Solo: Guido Sant’Anna (violino)

REGÊNCIA: Tiago Flores

Por: Raphaela Donaduce Flores