Toque Show recebe Simone Rasslan e Adriana Sperandir

Foto: Bumba Produtora de Conteudo

Dando continuidade à terceira temporada do Toque ShowPedrinho Figueiredoamplia a interação com a cena musical do Estado e, além do (a) artista convidado (a) residente em Porto Alegre, traz um músico do Interior para se apresentar no Foyer do Theatro São Pedro. No próximo encontro, que ocorre no dia 11 de abril, às 19h, a convidada Simone Rasslan recebe Adriana Sperandir, de Osório, para compartilhar canções, conhecimentos e experiências. O projeto tem o financiamento do Governo do Estado do RS, por meio do Sistema Procultura-RS FAC. A entrada é franca.

Simone Rasslan e Adriana Sperandir são cantoras e possuem uma trajetória reconhecida pelos diversos prêmios conquistados. Simone também atua como instrumentista, compositora, regente de coros e educadora musical, prática que desenvolve há mais de 30 anos. Atualmente, integra o espetáculo “A Sbørnia Kontratracka”, ao lado de Hique Gomez.

Adriana Sperandir é produtora cultural e desde 2016 está à frente da Secretaria de Cultura e Juventude do município de Osorio, onde reside atualmente. Integra o grupo Sperandires e tem uma trajetória ligada aos festivais de música no Interior do Estado e no Brasil, onde já foi premiada inúmeras vezes por suas marcantes interpretações.

Toque Show é um projeto que promove encontros com música e conversa apresentados por Pedrinho Figueiredo. Os artistas convidados são acompanhados pelo flautista e saxofonista em algumas músicas e conversam sobre acontecimentos significativos em suas carreiras, formação e curiosidades. A plateia interage, fazendo perguntas, e assiste a versões exclusivas dos repertórios de seus artistas preferidos, tudo em um clima de intimidade e descontração. Outro mérito do projeto é possibilitar o registro das conversas.

Por meio de uma parceria com a Bumbá Produtora de Conteúdo, Pedrinho Figueiredo vem gravando os encontros que promove, há um ano, na Capital, garantindo, assim, o registro de uma parte significativa da memória musical do Estado. Estes registros serão, posteriormente, disponibilizados em uma plataforma digital para acesso gratuito do público. O Toque Show estreou em 11 de janeiro de 2018, em Porto Alegre, e se redimensiona, nesta nova edição, ao incluir a produção musical do Interior do Rio Grande do Sul.

 

Sobre as atrações

Adriana Sperandir é uma cantora popular brasileira, com sotaque sulista. Seu repertório passeia sobre todas as regiões do Brasil. Natural da cidade de Torres RS, Adriana Sperandir canta desde a adolescência, vinda de uma família de músicos. Seu contato com o canto se deu por influência de seu pai, que era músico. Destacou-se como intérprete dos maiores festivais de música do Brasil. Estudou Canto com a professora Maria Helena Ibiama (Núcleo Edson Cordeiro), na cidade de Criciúma-SC, em 2001. Atuou, por dois anos, no coral da Ulbra Torres, quando cursava Direito nessa instituição. Como intérprete, percorreu os maiores festivais de música do Rio Grande do Sul e do Brasil, juntamente com o seu grupo, intitulado Sperandires, tendo sido premiada por sua atuação, diversas vezes.

Em 2001, Adriana Sperandir recebeu das mãos dos maestros Agenor Ribeiro e Paulo de Campos, na cidade de São Paulo, o título de Melhor Intérprete dos Festivais do Brasil.  Foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música 2011 na categoria Intérprete MPB pelo disco “Outono dos Sentidos”. Gravou vários compositores do RS e do Brasil, como Adriano Sperandir, Cristian Sperandir, Caio Martinez, Zé Caradípia, Geraldo Flach, Gerônimo Jardim e muitos outros. Atualmente, Adriana Sperandir divide seu trabalho entre cantar, produzir  e atuar frente  à Secretaria de Cultura e Juventude do município de Osorio.

SERVIÇO:

Pedrinho Figueiredo recebe Simone Rasslan e  Adriana Sperandir no Toque Show

Dia 11 de abril de 2019, quinta-feira, das 19h às 20h

Foyer Nobre do Theatro São Pedro

Entrada franca | Livre para todas as idades

 

Simone Rassalan é mestre em Educação pela UFRGS, doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS, graduada em pedagogia pela UFMS e em Música pela UFRGS. Tem reconhecimento em sua carreira profissional como cantora, instrumentista, compositora e educadora musical, prática que desenvolve há mais de 30 anos. Seu currículo é composto de muitos espetáculos premiados na área do teatro e da música. O seu último disco, cujo repertório é de música brasileira, “Xaxados e Perdidos”, recebeu o Prêmio Açorianos de Música nas categorias: Disco Do Ano, Disco MPB, Intérprete e Arranjador no ano de 2012. É uma das cantoras mais conhecidas de Porto Alegre. Criou ao lado de Adriana Marques e Hique Gomez, o espetáculo “Rádio Esmeralda”, que ficou em cartaz durante nove anos. Iniciou em 2015 uma parceria com Hique Gomez (dupla de Nico Nicolaiewsky no espetáculo Tangos e Tragédias) em “A Sbørnia Kontratracka”, que dá continuidade à saga Sbørniana,. Vem fazendo a preparação musical dos últimos espetáculos do diretor Felipe Hirsch: “A Tragédia e a Comédia Latino Americanas” – 2015/2016 e, em 2017, o espetáculo  “Selvageria” estreou em São Paulo com sucesso de público e crítica e “Fim” que estreia em março de 2019. Também é referência por apresentar espetáculos que pesquisam a história da música brasileira e ainda pelo competente trabalho de preparação musical para atores.

Pedrinho Figueiredo possui uma larga experiência profissional como flautista, saxofonista, arranjador, compositor, consultor de acústica e instalações de áudio, técnico de som e produtor. É uma das presenças mais constantes na música feita no Estado, com uma trajetória que ultrapassa as fronteiras regionais e do País. Com 38 anos de atuação permanente, ele se sente muito à vontade para receber diferentes convidados e conversar sobre o que mais gostam: música. – Tenho buscado pessoas que se expressam de forma interessante por meio da música e da fala, procurando tornar os encontros atraentes para o público. Ainda tenho bastante gente, com muito material interessante produzido, pra convidar pro Toque Show, afirma o músico.

 

Por: Silvia  Abreu