50 Tons de Pretas fecha o Chapéu Acústico dedicado às mulheres

Foto: Rogério Soares

Para fechar o mês dedicado às mulheres na Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS), o projeto Chapéu Acústico recebe no dia 26 de março, às 19h, 50 Tons de Pretas, com Dejeane Arruée e Graziela Pires. Apaixonadas pela música e cultura afro-brasileira, elas trazem vigor, emoção e nova roupagem para antigas canções, ao mesmo tempo em que apresentam músicas autorais. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.

A 50 Tons de Pretas é formada por artistas de talento múltiplo, que emocionam o público com suas vozes e energia. Bocas negras e pintadas sem cerimônia abrem o espetáculo, com uma interpretação pungente de “A Carne”, de Seu Jorge e parceiros, imortalizada por Elza Soares. Aí o público já entende o que virá pela frente: enquanto cantam, trazem solos rasgados de trombone e experimentam na percussão. É impossível ficar parado com tantos estímulos, a todos os sentidos.

Com agenda cheia desde o início do ano, se apresentaram na Virada Cultural, do Projeto Virada Sustentável;  primeira edição do Casa Expandida Casa de Cultura Mario Quintana; segunda edição do Sarau Voador (London Pub); no Meme Santo da Casa; na  Parada de Luta LGBTI, que reuniu mais de 50 mil pessoas, segundo dados da organização e na cerimônia de premiação do 46 Festival de Cinema de Gramado. E em novembro saíram em turnê Sesc/RS pelo interior do estado, levando à onze cidades o show “A Mais Pura Verdade”. A dupla tem feito shows, regularmente, em Porto Alegre, Campo Bom, São Leopoldo, Novo Hamburgo e região.

Foto: Rogério Soares

Entre as novidades da banda está a presença da atriz e diretora Deborah Finocchiaro, que desenha seus primeiros acordes, ao conduzir a orientação cênica e na evolução do trabalho, deverá assinar a direção artística dos espetáculos.

CHAPÉU ACÚSTICO

Realizado conjuntamente pelo produtor Marcos Monteiro e Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria da Cultura do Estado do RS – o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco, com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentarem a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação, como acontece nas performances de rua.

SERVIÇO:
Datas: 26 de março de 2019 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com o produtor, Marcos Monteiro, via e-mail duearth@terra.com.br.