Espetáculo “As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta” estará em cartaz me diversas cidades do Estado

Foto: Vergilio Lopes

Com 5 anos de trajetória e contabilizando 21 prêmios em sua bagagem, o espetáculo teatral As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta, de Novo Hamburgo, foi contemplado, pela segunda vez consecutiva, com o Projeto de Circulação do FAC, financiado pelo “Prêmio IEACen Teatro – Pró Cultura RS (Lei de Incentivo e Fundo) 2018”, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Por meio dessa ação, a peça será apresentada em oito municípios gaúchos a partir desse mês de forma gratuita para o público.

A primeira cidade que recebeu o projeto foi Sapiranga. Na seqüência, ela passará por Santa Cruz do Sul, dia 28 de março, Camaquã, dia 2 de abril, Lajeado, dia 25 de abril, São Sebastião do Caí, dia 30 de abril, Erechim, dia 8 de maio, Passo Fundo, dia 9 de maio e Rio Grande, sem data fechada ainda.

Para Mauricio Fülber, diretor e dramaturgo do espetáculo, a contemplação do projeto para uma segunda circulação é uma grande conquista. “Isso demonstra que não só nosso trabalho tem alcançado um reconhecimento artístico, como também nosso processo de produção e gestão cultural tem obtido êxito em sua caminhada, nos possibilitando levar ele por diversos pontos do Estado, mantendo vivas nossas criações”, avalia.

Reflexão

Trazendo como tema central o resgate da centelha da infância, As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta é um espetáculo poético construído a partir de um ambiente representativo do inconsciente da protagonista, Savine, em três fases de sua vida: a infância, a adolescência e a maturidade. Por meio dessas três etapas de existência da personagem, a peça cria um contraponto entre as mudanças que transcorrem durante seu crescimento, propondo, assim, uma reflexão acerca da condição humana na atualidade, fundamentada em conceitos científicos e filosóficos.

A história transita em temas como condicionamento social, criatividade artística, existencialismo cósmico, liberdade individual e projeção do amor romântico que, juntas, culminam em uma reflexão sobre o reencontro com a criança interior. Para isso, os momentos se alternam e se encontram em cena para contar essa história de sonhos, amores e frustrações, buscando uma identificação sutil com o público. “Na nossa peça, os personagens são muito mais impressões sensoriais que, por meio das lacunas que deixamos, convidam os expectadores a construírem a maior parte da história a partir de suas próprias experiências”, pontua Fülber.

Experiência

O foco principal desse Projeto de Circulação é levar o espetáculo para o maior número possível de público, tendo como prioridade o Ensino Médio e os anos finais do Fundamental, visando uma formação de público para espetáculos de teor adulto, poético e dramático. O objetivo dessa ação é tentar retomar o interesse dessa faixa etária pelo produto cultural produzido para teatro e mostrar que a experiência nesse local é tão potente quanto o cinema ou mesmo as séries. A previsão de alcançar, aproximadamente, 2.000 espectadores com esta circulação.

A gratuidade das apresentações também ajuda a corroborar esse objetivo, que tem em sua premissa fortalecer a cultura e a arte como modificadora social. Por isso, as apresentações serão sempre seguidas de um debate sobre os temas da peça e seu processo de criação. Além disso, a apresentação em cada cidade será precedida por um número de abertura realizado por um representante artístico local, abrindo o espetáculo com uma intervenção teatral, circense, de dança, música ou outro, fomentando um intercâmbio cultural.

Importância

Para Fülber, a realização de projetos culturais que fomentem a fruição de obras de arte é parte de uma política pública que pensa no indivíduo em toda sua potencialidade e possibilidade de desenvolvimento, e em sua liberdade intelectual e humanitária. “A cultura precede a educação, pois a cultura define a educação, e a cultura artística, a obra de arte, a potência criativa de se produzir arte, tudo isso ressignifica valores, questiona inverdades, busca novas respostas e produz novo conhecimento. O artista é um filósofo que, através da arte, traz pro debate o público e isso deve ser estimulado cada vez mais”, analisa.

O espetáculo, que é realizado pelo Estúdio Fülber, tem no elenco Martha Brito, Bruna Johan, Ana Spohr, Duda Hardessem, Juliano Rangel e Bruno Seixas, tendo conquistado o 1º Lugar no Prêmio Dramaturgia do 6º Niterói em Cena, festival de grande destaque no Rio de Janeiro, e indicação para o Açoarianos de Revelação em 2014.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Maurício Fülber

Cenografia, Figurinos e Identidade Visual: Vergílio Lopes

Criação de Luz: Casemiro Azevedo

Trilha Original: Maurício Fülber

Elenco: Ana Spohr, Bruna Johann, Juliano Rangel e Martha Brito

Produção: Maurício Fülber, Juliano Rangel e Claudir Fülber

Confecção de Figurinos: Odete A. Banaletti

Duração: 50min

Classificação Indicativa: 12 anos

Financiamento: Pró Cultura RS (Lei de Incentivo e Fundo) – Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria da Cultura)

Facebook :  https://www.facebook.com/ascincopontas