Espetáculo “Lilás” entra em temporada no Porão do Teatro Renascença

Foto: Regina Peduzzi Protsko/Divulgação SMC/PMPA

O espetáculo Lilás, composto por dois textos curtos do norueguês Jon Fosse: “Lilás” e “Guitar Man”, depois de estrear no Porto Verão Alegre de 2019, entra em temporada no Porão do Teatro Renascença. A montagem estará em cartaz nas segundas-feiras, a partir do dia 18 de março, sempre às 21h. A produção é a primeira oportunidade para o público gaúcho conhecer a obra de um dos mais renomados dramaturgos europeus da atualidade.

O norueguês Jon Fosse, um dos mais populares autores literários de seu país, nasceu em 1959. Publicou cerca de quinze romances, antes de chegar ao teatro, em 1994. Grandes diretores da cena internacional, como Claude Régy e Thomas Ostermeier, já dirigiram obras de sua autoria. A influência de sua escrita teatral tem em Thomas Bernhard e Samuel Beckett uma forte influência. A repetição de frases, o corte seco das cenas, o tempo como fator determinante do desenvolvimento dramático são características marcantes em sua dramaturgia.

Escrita em 2003, Lilás flagra o ensaio de um grupo de jovens músicos inexperientes, tentando encontrar uma linguagem para a recém-formada banda. Os sonhos e conflitos de seus integrantes são a tônica que alimenta o desenvolvimento da peça. Inominados, os personagens são associados ao instrumento que tocam: o guitarrista, o baixista, o baterista, o vocalista, e assim por diante. A presença de uma mulher que acompanha os ensaios do grupo, acirram as contradições e os enfrentamentos que transformarão a vida de cada um deles.

O monólogo Guitar Man, interpretado por Pingo Alabarce, complementa o primeiro texto, flagra o personagem do guitarrista alguns anos depois, transformado em um músico de rua diante das adversidades que a vida lhe impôs. Um texto comovente faz o balanço de sua trajetória de vida, suas frustrações e expectativas.

Primeira direção de Luciano Alabarse desde que assumiu o cargo de Secretário de Cultura da cidade, o próprio diretor fala dessa experiência: “Sou diretor teatral há quase 40 anos, esse é o meu ofício dentro da arte e me acompanha em toda a trajetória de gestor cultural. Um alimenta o outro, sem conflitos. Nunca deixei de dirigir em todos esses anos, ou seja, tento prosseguir minha carreira de diretor, com um texto e um autor que me cativaram desde a primeira leitura. O outro ponto relevante é trabalhar com uma galera jovem, encontrar artistas com os quais nunca havia trabalhado antes”, comenta Alabarse.

O elenco da montagem é composto por Frederico Vitolla, Leonardo Koslowski, Mira Possani e Nicolas Vargas. A concepção de cenários e figurinos é coletiva, assinada pelo grupo. A iluminação é de João Fraga e Maurício Moura.

 

LILÁS em Porto Alegre

Quando: a partir de 18 de março, todas as segunda-feiras, às 21h

Onde: Teatro Renascença – porão (Av. Erico Veríssimo, 307 – Azenha)

Ingressos: R$ 40 (inteira) na bilheteria do teatro 1h antes do espetáculo ou antecipadamente pelo site: appticket.com.br/lilas