Banda da Saldanha comemora 40 anos neste sábado (9)

Foto: Diovani Cardoso

A Banda da Saldanha comemora seus 40 anos de fundação no melhor estilo, com um baile de carnaval no sábado de enterro dos ossos, dia 9 de março. O evento ocorre na Sede da Saldanha e contará com a participação das escolas Imperadores do Samba e Bambas da Orgia.

A Banda Saldanha surgiu na década de 1970, na Rua Saldanha Marinho, no bairro Menino Deus. A história e o motivo foram muito simples: em outubro de 1975, o jovem Pedro Diogo junto com seu amigo César Unanue comemoram um jogo de futebol com roda de samba, que em pouco tempo atingiu enormes proporções – toda a rua Saldanha! O evento tornou-se anual, e ao longo das décadas, tomou novas proporções, atraindo foliões de todos os cantos da cidade.

Em 2002, o criador da Saldanha Pedro Diogo travou uma luta por um espaço digno para a comunidade do samba no Rio Grande do Sul. Três anos depois, conseguiram conquistar sua área própria, onde foi construída a sede da Banda Saldanha, tornando-se uma referência da cultura popular de Porto Alegre. Nessas quatro décadas de atuação em prol da cultura popular, a Banda Saldanha recebeu centenas de artistas, celebridades e ídolos musicais: Neguinho da Beija-Flor, Arlindo Cruz, Alcione, Diogo Nogueira, Almir Guineto, Reinaldo Príncipe do Pagode, Bebeto, Grupo Fundo de Quintal, Só Pra Contrariar, entre outros, o que tornou a entidade como referência no país como alvo do samba e pagode.

 

BANDA SALDANHA 40 ANOS

  • Quando: 9 de março, sábado, às 18h
  • Onde: Sede da Saldanha (Av. Padre Cacique, 1355 – Praia de Belas)
  • Ingressos: a partir de R$ 20
  • Venda online: Blueticket