Espetáculo “Adolescer” reestreia em Porto Alegre com novos temas

Foto: Moa Junior

Sucesso entre pais e adolescentes há mais de 16 anos, o espetáculo gaúcho Adolescer reestreia em Porto Alegre com novidades no texto, abordando assuntos atuais entre famílias e trazendo novas trilhas, coreografias e personagens para os palcos. A temporada 2019 tem suas primeiras apresentações confirmadas para os dias 17 de março e 14 de abril, às 18h, no Teatro da AMRIGS.

Escrita, produzida e dirigida pela atriz, professora e pedagoga Vanja Ca Michel, a montagem já teve 45 atualizações desde que surgiu, mantendo um roteiro sempre atual e com o jeito dos novos adolescentes. Na nova temporada, o público vai encontrar um roteiro mais voltado para as famílias, focado principalmente no relacionamento dos jovens com seus pais e na valorização dos professores, com pequenos fragmentos de textos do médico e psicanalistaJosé Outeiral, do educador Rubem Alves e do escritor Moacyr Scliar.

Escutar é o melhor caminho para entender o que está acontecendo com essa gurizada. Passei seis meses ouvindo adolescentes, médicos, terapeutas, professores, youtubers, pais, mães e avós, e também participando de grupos de WhastApp com jovens de diversas cidades do Brasil para construir o novo texto”, conta Vanja. A diretora ainda usa revistas teens, livros e artigos especializados no assunto para renovar a peça a cada ano, além de estar sempre antenada em séries, filmes, músicas, memes, gírias e modinhas do universo adolescente.

Entre essas novidades, a autora destaca na nova temporada o K-Pop, gênero musical originado na Coreia do Sul que mistura coreografias em conjunto e diversos elementos visuais em vídeos e apresentações. Na peça, o público poderá subir no palco e interagir com o elenco em uma coreografia criada pela bailarina gaúcha Maki, especializada no gênero, durante uma brincadeira de Random Play Dance, que já ficou famosa entre os adolescentes do mundo todo. Além dessa dança especial que será feita com a plateia, outras coreografias assinadas por Thiago Fernandes também vão poder ser conferidas na peça.

Com 14 atores em cena, a montagem ainda aborda assuntos recorrentes nos últimos anos e que já são clássicos do Adolescer, como a relação dos jovens com o excesso de informações e as novas tecnologias, as difíceis tomadas de decisões e questionamentos sobre o sentido da vida, as mudanças corporais, a alta voltagem emocional, a busca da sexualidade e o suicídio.

A afirmação de que a adolescência é uma fase difícil está presente na vida de muitos adultos, e o espetáculo Adolescer coloca no palco as maravilhas e as fragilidades desta fase tão importante. É a fase do “ser o não ser”, de mostrar suas decisões, de descobrir quem são, para onde vão e o que querem ser. É a fase das altas voltagens emocionais e também dos lutos. O luto pelo corpo infantil, pelas ideias infantis, pela idealização dos pais.”, explica Vanja.

 

ADOLESCER em Porto Alegre

Quando: Dia 17 de março, domingo, às 18h | Dia 14 de abril, domingo, às 18h

Onde: Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)

Ingressos: a partir de R$ 50

Venda online: www.tcheofertas.com.br