Entrevista com Alan Veste, diretor do musical “The Who’s Tommy”, que passará por Porto Alegre em março

Roger Daltrey interpretando Tommy Walker em "Tommy" (1975)

No dia 21 de março, desembarca em Porto Alegre o musical “The Who’s Tommy“, um espetáculo baseado na a ópera rock ‘Tommy’, lançado pela banda britânica The Who em 1969. O show que passará pelo palco do Auditório Araújo Vianna, terá a presença de todos personagens do filme, mesclando músicos, vocalistas e atores profissionais, reconhecidos no cenário mundial.

Esta produção de The Who’s Tommy Ao Vivo apresenta uma performance ao vivo estimulante do filme de mesmo nome, lançado em 1975, dirigido por Ken Russell e que teve grandes nomes no elenco, como Oliver Reed, Ann-Margret, Elton John, Eric Clapton, Jack Nicholson, Tina Turner, entre outros.

Vai ser basicamente uma versão do filme (de Ken Russell) no palco. Todos os personagens do longa estarão caracterizados neste musical. Os vocalistas e a banda estarão caracterizados de The Acid Queen, Pinball Wizard, Uncle Ernie e Cousin Kevin (personagens do filme). Teremos um projetor que vai mostrar imagens do filme.” — disse o diretor Alan Veste, em entrevista ao No Palco.

Além do álbum ‘Tommy’, o espetáculo apresentará canções do projeto ‘Lifehouse Chronical’, uma ópera rock inacabada de Pete Townshend e que mais tarde se tornou o álbum ‘Who’s Next’. Nesta segunda metade o show se transformará em uma verdadeira apresentação de rock com grandes sucessos do The Who.

O show apresenta seu elenco completo: Tommy (Gary Brown), Tio Ernie (Howard Minns), Primo Kevin (Stuart Raphel), O Pastor (Terry O’Shea), A Acid Queen (Joanna Male), O Padrasto, Frank Hobbs (Mark Lacey), a Mãe, Nora Walker (Joanna Male), Enfermeira (Roxanne Male) e o jovem Tommy (Sam Darker).

 

Confira a entrevista completa com o diretor Alan Veste: 

NO PALCO – Qual a expectativa para desembarcar no Brasil, com uma turnê tão longa?

ALAN VESTE – Eu esperto ter uma audiência fantástica, um “great time” e que as pessoas gostem do show. Eu ouvi bastante sobre o público do Brasil, que eles gostam de ver um bom show e se divertir. O show é um evento fantástico com várias surpresas, diversos músicos, tudo ao vivo e com um visual muito legal.

Muito se diz que a figura do personagem Tommy é vista como um líder religioso. Você concorda? 

De certa forma, sim. Mas do tipo de um falso messias, quando uma celebridade fica tão conhecida que as pessoas acabam seguindo e tratando ele como algum tipo de messias. Mas não no tipo religioso. Mais do tipo rockstar e celebridade. As pessoas seguindo tipo um deus do rock. Eu diria que ele é visto como um falso messias e não como um líder religioso, de fato.

Explica como será o espetáculo “The Who’s Tommy”, o que podemos esperar?

Vai ser basicamente uma versão do filme de Ken Russell no palco. Todos os personagens do longa estarão caracterizados neste musical. Os vocalistas e a banda estarão a caracterizados dos personagens The Acid Queen, Pinball Wizard, Uncle Ernie e Cousin Kevin. Teremos um projetor que vai mostrar imagens do filme.

O tema do abuso infantil, que aparece tão proeminentemente durante a história, causou bastante polêmica quando o álbum foi lançado. Como a história será abordada neste musical?

Sim! A gente vai reproduzir a história do filme no palco. Então tudo que está no álbum e no vídeo a gente vai se manter fiel a história.

Além do Tommy, haverá canções de outros álbuns lançados pela banda? 

A primeira metade do show é Tommy em sua totalidade. A segunda metade do show é Lifehouse Chronical, que é o álbum seguinte do The Who. Então, todas as músicas que estão neste também serão tocadas as vivo. Canções como “Baba O’Riley“, “Going Mobile“, “Won’t Get Fooled Again“, entre outras serão apresentadas na segunda parte do espetáculo.

 

THE WHO’S TOMMY – AO VIVO em Porto Alegre

Quando: 21 de março, quinta-feira, às 21h

Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685)

Ingressos: a partir de R$ 190

Venda online: Uhuu 

 

Entrevista realizada via telefone, por Valdo Raya.