Oficina de Choro abre inscrições a partir da semana que vem no Instituto Ling

A Oficina de Choro – projeto de educação musical que completa 15 anos em 2019 – está de casa nova: a partir de agora, as atividades serão realizadas no Instituto Ling – instituição cultural com sede no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

A Oficina – que vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do Choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul e se destaca como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de Choro no país – passa a atuar em novo formato, com aulas gratuitas de instrumento e teoria musical com convidados especiais, atividades de prática de conjunto com formação de grupos, além da criação da OCPA – Orquestra de Choro de Porto Alegre.

No ano de 2018, o projeto teve o maior crescimento desde a sua criação, contando com um núcleo de mais de 400 alunos que receberam formação musical através da linguagem do choro, com diferentes aulas abertas ao público. A Oficina de Choro tem curadoria e produção da Branco Produções, também parceira do Instituto Ling na programação musical do Centro Cultural.

Para Mathias Pinto, coordenador do projeto, o apoio do Instituto Ling é fundamental para garantir a continuidade do ensino da música brasileira em Porto Alegre e a conquista de novos espaços para o choro: “Estamos no grande momento deste gênero que é um grande patrimônio musical brasileiro, e valorizamos e resgatamos este legado com a ampla participação dos jovens. Neste ano que se inicia, o grande desafio da Oficina de Choro é ampliar o espaço da música instrumental na cena cultural, formando músicos e grupos, e implementando a ideia inédita de uma Orquestra de Choro”, comenta. 

A partir do dia 15 de fevereiro, a Oficina do Choro abre inscrições para as aulas do primeiro semestre. Os cursos serão gratuitos, com vagas limitadas.