Espetáculo “Pois é, Vizinha…” sobe ao palco do Sesc Canoas dia 1º de fevereiro

Foto: Roberta Amaral
Para celebrar os 20 anos do Porto Verão Alegre, a atriz Deborah Finocchiaro volta a cartaz com o espetáculo Pois é, Vizinha…. A apresentação ocorre no dia no dia 1º de fevereiro (sexta-feira), às 20h, no Sesc Canoas. “Pois é, Vizinha… é a única peça que participou de todas as edições do Porto Verão Alegre e o solo mais longevo – completou 26 anos em janeiro – da história do teatro gaúcho e brasileiro. A entrada é gratuita.
Adaptado do texto “Una Donna Sola” dos italianos Franca Rame e Dario Fo – Nobel de Literatura 1997, escritor, ator e um dos maiores dramaturgos contemporâneos – a montagem retrata a realidade de mulheres que ainda vivem a situação de opressão e violência doméstica. Em sua trajetória, já participou e promoveu inúmeros eventos ligados às questões de gênero, em parceria com diferentes entidades e delegacias para mulher em vários estados brasileiros. Ações que comprovam a função e efetividade da representação cênica como caminho de questionamentos e transformações.
A PEÇA
Maria, uma dona-de-casa trancafiada em casa pelo marido “gauchão”, é obrigada a suportar o cunhado semi-paralítico e tarado, o “voyeur” do prédio vizinho, o tarado do telefone e o apaixonado rapaz que é professor de inglês. Um dia se depara com uma vizinha do prédio em frente e desabafa. Aos poucos, o simples cotidiano revela-se patético.
É uma comédia que apresenta as relações humanas de uma forma clara e direta, fazendo com que o público se identifique e, através de muitos risos, possa repensar e questionar a própria vida.
Em cartaz desde 1993 e assistido por mais de 200 mil pessoas, a comédia conquistou 14 prêmios e arrebatou plateias dos 8 aos 80 anos de diferentes classes sociais no Brasil e Argentina.
TRAILER
SERVIÇO
Pois é, Vizinha…
Quando: 1º de fevereiro | Sexta-feira | 20h
Local: SESC Canoas (Rua Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Classificação etária: 14 anos
Duração: 70 minutos
ENTRADA GRATUITA
 
FICHA TÉCNICA
Do original A Mulher Sozinha de Dario Fo e Franca Rame
Tradução do original Una Donna Sola – Roberto Vignati e Michel Piccoli
Direção, adaptação e atuação – Deborah Finocchiaro
Ator convidado – Leandro Roos Pires
Cenografia – Rafael Silva
Iluminação e Operação de luz – Mauricio Moura
Operação de som – Antonio Perra
Figurino – Cleria Finocchiaro
Projeto gráfico – Eloar Guazelli Filho e Cléo Magueta
Produção e Realização – Companhia de Solos & Bem Acompanhados
Por:  Roberta Amaral