Artista explora as várias possibilidades do olhar em exposição de xilogravuras

Segue em cartaz, no Café Fon Fon, em Porto Alegre, a exposição “Xilogravuras – Múltiplas Versões e Inversões“, de  Marinês Busetti. São 12 obras em médios formatos nas quais a artista cria composições inusitadas, gerando possibilidades infinitas de multiplicação da imagem. A visitação se estende até o dia 17 de fevereiro e pode ser visitada às quintas e sextas-feiras, das 20h às 22h, e aos sábados e domingos, das 13h às 22h. Todas as peças são comercializáveis.

Desde 2006, Marinês Busetti tem se dedicado à xilogravura, utilizando repetição, rebatimento e inversão de módulos geométricos, produzindo a xilogravura tradicional, como também imprimindo sobre vários tipos de papéis, por vezes utilizando-se de colagem e de interferências com pintura ou desenho. Em 2010, instalou seu atelier no Desvio Blauth, lugarejo pertencente à cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, onde desenvolve seu trabalho, oferece workshops e oficinas, além de receber visitas de estudantes, turistas e público em geral.

Workshop de Block Printing

O público poderá conhecer uma técnica semelhante à utilizada por Marinês Busetti no workshop Block Printing – Carimbos para Estamparia, que ela irá ministrar neste sábado, dia 26 de janeiro, no Café Fon Fon, das 10h às 17h. Nesta atividade, a artista explora o carimbo em estamparia e ensina como criar peças utilitárias diferenciadas e criativas. Ao final, os (as) participantes sairão com o produto de sua invenção.

O investimento de R$ 180,00 inclui todo o material necessário. As vagas são limitadas.  Informações e inscrições pelos fones (51) 998807689, (54) 99951 1138 ou (51) 986320145 ou pelo  email: marinesbusetti@hotmail.com.

Sobre Marinês Busetti

Nascida em Farroupilha-RS, inicia sua nos anos 1980, como resultado de sua formação acadêmica na FEEVALE-RS, onde cursou a Faculdade de Educação Artística. Em seguida, investiu em sua formação por meio de cursos com destacados profissionais da pintura, escultura, desenho, gravura, estética, história da arte e arte-educação. Manteve, ao longo dos anos, um trabalho paralelo entre o ensino informal de arte e a sua produção artística, ministrando cursos de Desenho, Pintura, Gravura e Escultura, para crianças, adolescentes e adultos, além de capacitação para professores das prefeituras da região.

Marinês começou a exibir seu trabalho profissionalmente em 1987, tendo realizado mais de 20 exposições individuais em espaços como o MARGS, a Casa de Cultura Mário Quintana, a Galeria Arte Fato em Porto Alegre, Galeria Documenta e Galeria Priscila Mainieri em SP; Casa de Cultura e UCS, em Caxias do Sul; SESC Lageado, Montenegro e Farroupilha. Participou de salões e integrou coletivas em galerias e espaços institucionais em cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e no Exterior. Participou de exposições de grande importância, mormente aquelas dedicadas à gravura, como a série de mostras curadas por Anico Herkovits para o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo de Porto Alegre, intitulada Gráfica Gaúcha (edições I, II e III).

Participou como artista convidada do importante Consórcio de Gravuras, edição de 2010, projeto do Museu do Trabalho de Porto Alegre. Em 2014 foi selecionada para a coletiva SP Estampa na Galeria Gravura Brasileira em SP e para a Iª Bienal Latino- Americana de Gravura e Arte Impressa Rio-Córdoba, no Rio de Janeiro e Córdoba, Argentina. Em 2015 realizou exposição juntamente com Renata Basile, artista paulistana, na Galeria Priscila Mainieri, em SP. Em 2017, artista convidada para a 3ª GlobalPrint 2017, em Portugal, e em 2018 para a  9ª Bienal Internacional de Gravura do Douro, também em Portugal.

 

Por: Silvia Abreu