Crianças do projeto social Ouviravida realizam espetáculo musical

Foto: Sofia Cortese

Cerca de 180 crianças e jovens moradores da Vila Pinto (Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre), que integram o projeto social Ouviravida subirão ao palco no sábado (15/12). Elas serão as protagonistas de um espetáculo musical, com repertório desenvolvido a partir dos conteúdos trabalhados em aula, nas classes de flauta doce, canto e percussão. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade e ocorre a partir das 17h, no Auditório do Colégio Anchieta (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1521). “É sempre muito especial ver essas crianças subirem ao palco, mostrarem sua arte e serem aplaudidas. A cada apresentação, elas mostram como estão se desenvolvendo musicalmente. É fundamental que a comunidade prestigie e valorize o trabalho delas”, comenta o maestro Tiago Flores, idealizador e diretor do projeto.

O espetáculo será dividido em cinco blocos. O primeiro e o segundo serão dedicados à flauta e haverá a apresentação do grupo Flauta Mágica. O terceiro bloco é dedicado ao canto, seguido de percussão e prática de conjunto – com a participação do Coral do Ouviravida. O repertório é composto por músicas do folclore brasileiro e música popular, como Roberto e Erasmo Carlos, Alceu Valença, e outras de tradição oral afroriograndense, como os cantos de Maçambique. “Os arranjos são desenvolvidos para os diferentes níveis de aprendizado, para que todos pudessem tocar e cantar”, explica Nise Franklin, coordenadora pedagógica do Ouviravida.

APRESENTAÇÃO DE FINAL DE ANO: PROJETO SOCIAL OUVIRAVIDA

Data: Sábado (15/12)

Horário: 17h

Local: Auditório do Colégio Anchieta (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1521)

Entrada franca

Professores do Ouviravida
Canto: Daiana Fulber

Flauta: Isac Costa Soares

Percussão: Lucas Kinoshita

Coordenador geral: Tiago Flores

Coordenadora pedagógica: Nise Franklin

 

Foto Sofia Cortese

PROJETO OUVIRAVIDA – EDUCAÇÃO MUSICAL POPULAR

 Promover o ensino gratuito de música em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica e trabalhar a autoestima e a cidadania das crianças. Esses são os objetivos do Projeto Ouviravida – Educação Musical Popular, que atende crianças e jovens da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, com aulas de gratuitas de percussãocantoflauta doce prática de conjunto, no turno inverso ao da escola. Região de vulnerabilidade social, a Vila Pintopossui altos índices de violência, criminalidade e homicídios, problemas ambientais e sociais, comunidade em situação de risco, ocupação irregular de área, dificuldades de infraestrutura, saneamento, desemprego e exclusão social.

 “O nosso objetivo é levar a música para aqueles que mais precisam de atenção”, explica Tiago Flores, idealizador do projeto.

O Ouviravida surgiu em 1999 e esteve ativo até 2007 – quando, por falta de apoio, teve de encerrar suas atividades. A retomada só foi possível dez anos depois; e hoje conta com cerca de 180 matriculados nas aulas, que ocorrem no Centro São José – entidade beneficente que atende crianças e jovens no turno inverso ao da escola. O projeto tem patrocínio da Dufrio e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores