Canoas recebe a MOSTRA IX Brazilian Film Series diretamente de Chicago

A primeira edição gaúcha da MOSTRA IX: Brazilian Film Series, filmes com Consciência Social, acontecerá em Canoas no dia 10/12. Neste ano a MOSTRA IX ocorreu de 2 a 16 de novembro, nas cidades de Chicago e do meio oeste-dos Estados Unidos e, aqui no Brasil, o evento iniciou na cidade de São Paulo no dia 29/11 e permanece até o dia 8/12, e em Indaiatuba (SP) de 6 a 12/12.

A programação de Canoas conta com o lançamento da vinheta nos pampas e um bate papo fechado para produtores de Cinema do Município no dia 9/12, com a presença de voluntários dos Partners of the Américas. Para o dia 10/12, foram selecionados 3 filmes, entre eles 2 longas-metragens e  um documentário que serão apresentados gratuitamente ao público.

A edição em Canoas, foi organizada pelos cineastas Rubiélson Medeiros,  Gilson Filho e o pisquiatra e professor universitário João Alves. A ação têm parceiros locais como Sesc Canoas, Invista , Jornal O Palco e uma parceria exclusiva com a Universidade La Salle que recebe a Mostra no Campus. Estará presente a fundadora e diretora da MOSTRA, Ariani Friedl, que virá diretamente dos Estados Unidos para participar da primeira edição do festival em solo gaúcho. Além de Ariane, também estarão presentes o Professor Doutor em Psicologia João Alves, a Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais Simone Luz, além de produtores e realizadores locais de cinema, que discutirão questões relacionadas a Direitos Humanos e Cinema, temas apresentados nos filmes, após suas exibições. Na platéia estarão presentes alunos dos cursos de Psicologia da Universidade La Salle e artistas locais.

Produção do Cinema de Canoas nos Estados Unidos e em São Paulo

A vinheta que está rodando em todos locais onde a Mostra ocorre, foi produzida em Canoas. A coordenação artistica e executiva,  ficou a cargo do produtor e diretor cinematografico Rubiélson Medeiros e a direção  e produção do video foi realizada pelo produtor audiovisual Gilson Filho, ambos conhecidos na cena gaúcha por atuarem em emissoras de TV como Grupo RBS e BAND, espetáculos como Natal Luz , abertura da Arena e do Beira Rio. Com incentivo e apoio dos presidentes de Partners of The Américas dos  de  Chicago e Indianapolis nos Estados Unidos e de São Paulo , os Gaúchos apresentam o talento do Cinema Canoense mundo a fora.

Sobre a Programação:

Filme:

“Catadora de Gente”

Direção de Mirela Kruel | 18min | 2018

Sinopse: um retrato de Maria Tugira Cardoso, que há 30 anos dedica sua vida à catação de lixo, em Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul. Com sua fala lúcida a respeito da vida e de suas complexidades, Tugira narra sua história e propõe ao espectador uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais do Brasil.

Horário: 9hs30m

Local: Xperience Room Google for Education Universidade La Salle, na Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas.

 

Filme:

“Como Nossos Pais”

Direção de Laís Bodansky | Drama | 2017 | 1h42min | Classificação: 14 anos

Sinopse: um dia a mãe de Rosa faz uma revelação surpreendente para ela, então Rosa decide romper com suas obrigações diárias. E ao fazer isso, descobre que a vida lhe guarda muitas surpresas.

Horário: 13hs30m

Local: Xperience Room Google for Education Universidade La Salle, na Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas.

 

Filme:

“Elis”

Direção Hugo Prata | Drama | 2016 | 1h50min | Classificação: 14 anos

Sinopse: cantora desde a infância, Elis Regina deixa o Sul e vai para o Rio de Janeiro potencializar a sua carreira. Tem uma rápida ascensão e vira estrela de TV. Muito polêmica & intensa, não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, mas tem sua carreira marcada por altos e baixos.

Horário: 19hs

Local: Universidade La Salle, Auditório Ir. Bruno Ruedell, prédio 8, 3º. andar, na Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas.

 

Em Chicago e cidades do meio-oeste dos EUA

Nos Estados Unidos, a abertura da MOSTRA IX ocorreu no dia 2 de novembro, em Chicago, com o filme “Como Nossos Pais”, da diretora Laís Bodanzky, e contou com a presença de Rodrigo Castellar, produtor executivo do filme, para um bate-papo com o público. O encerramento foi no dia 16, com a sessão do longa “Elis”, do diretor Hugo Prata, e bate-papo com o produtor cinematográfico Fabio Zavala.