Alma Lusitana faz o show de encerramento da 2ª Romaria Portuguesa neste domingo

Foto: João Mattos

Alma Lusitana fará o show de encerramento da segunda edição da Romaria Portuguesa, neste domingo, dia 9 de dezembro, em frente à escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua dos Andradas, 587). A Romaria, que reunirá muitas atrações a fim de promover e celebrar a cultura portuguesa, será realizada a partir das 12 horas. O show do Alma Lusitana tem início previsto para as 20 horas. Em caso de chuva, todo o evento será transferido para o domingo seguinte, dia 16 de dezembro.

Alma Lusitana, criado em 2005, apresentará fados bastante conhecidos, como “Nem as Paredes Confesso” e “Lisboa Antiga”, e canções mais contemporâneas, como “Haja o que Houver” e “Chuva”. O grupo é formado pela intérprete Julia Machado e pelos músicos Maurício Montardo, nos teclados, Jéferson Luz, na guitarra portuguesa, e Pedro Rodrigues, no violão.

Além do Alma Lusitana, estão confirmadas as participações do Grupo de Danças Ilhas de Encanto, que apresentará o folclore açoriano; da jornalista Patrícia Lima, que fará leituras de consagrados escritores portugueses; e dos músicos Antônio e Carlos, que integraram o grupo Boinas Brancas. A Romaria contará também com barraquinhas para a venda de doces portugueses, bolinhos de bacalhau, sardinhas assadas, bacalhau às natas e pão com chouriço, além dos vinhos portugueses.

Foto: João Mattos

CASAIS AÇORIANOS – A escolha da escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores não é por acaso. Além de ser um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico, o local é muito próximo de onde os 60 casais portugueses açorianos se estabeleceram, à beira do Guaíba, em 1752, criando o núcleo que resultaria na Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. Depois esse nome foi alterado para Freguesia Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. Em 1807, devotos de Nossa Senhora das Dores deram início ao templo, oficialmente inaugurado em 1903.

ORGANIZAÇÃO E APOIADORES – A segunda edição da Romaria Portuguesa tem organização da 7 Marias Produtora. E conta com apoio da Casa de Portugal de Porto Alegre, da Igreja Nossa Senhoras das Dores, da Vivenda Portuguesa Restaurante Lusitano, do Amo.te Lisboa, do Mercatho Turismo, do Matheus Café e Confeitaria, da A Toca Cervejas Especiais e da Casa Portuguesa de Gramado.

REDES SOCIAIS – Não deixe de acompanhar o Alma Lusitana no Facebook, @almalusitanabr, e no Instagram, @almalusitanabr.

AGENDA PARA ENTREVISTAS – Edna Souza, responsável pela 7 Marias Produtora e integrante da atual diretoria da Casa de Portugal de Porto Alegre, e o músico Jéferson Luz, estão disponíveis para entrevistas. Basta entrar em contato conosco.

 

Por: Cláudia Coutinho