Orquestra da Ulbra encerra temporada 2018 com concerto dedicado ao período Barroco

Foto: Ricardo Ara

O concerto de encerramento da Temporada 2018 da Orquestra de Câmara da Ulbra será no domingo (9/12), às 19h, na Paróquia São Lucas (Rua Luiz Voelcker, 285 – Três Figueiras), com entrada franca. Com regência de Tiago Flores, o programa terá obras de dois importantes compositores do período Barroco:  Arcangelo Corelli(1653-1713) e Georg Friedrich Handel (1685-1759); e será composto exclusivamente por Concertos Grossos – forma característica do período em questão, na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra. 

De Corelli, serão executados os Concertos Grossos Op. 6, números 2, 3 e 4. Já de Handel, a Orquestra apresenta os Concertos Grossos Op. 6, números 2 e 4. As obras terão solo dos violinistas Émerson kretschmerGiovani dos Santos, além de Alexandre Diel, (violoncelo) e Fernando Cordella, ao cravo. Exímio compositor de óperas, cantatas e oratórios, obras-primas da polifonia vocal, Handel escrevia para grandes orquestras e grandes corais. Sua música se tornou conhecida em muitas partes do mundo e foi de especial importância para a formação da cultura musical britânica moderna.

Personalidade dominante na vida musical romana e muito estimado internacionalmente, Corelli já foi objeto de volumosa bibliografia crítica e suas sonatas ainda são usadas largamente nas academias de música como material didático. Sua glória repousa inteiramente em seis coletâneas de música instrumental, todas elas dedicadas aos instrumentos de arco, sendo os doze Concertos Grossos os que ganharam mais duradouro reconhecimento da crítica.

Ambos os compositores são reconhecidos pela produção dos Concertos Grossos. Corelli, especialmente, favoreceu a expansão desse tipo de música, além de ter contribuído de modo decisivo para o enobrecimento do violino.

Foto: Ricardo Ara

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |DOMINGO CLÁSSICO | DEZEMBRO 2018

Data: Domingo (9/12) 

Horário: 19h

Local: Paróquia São Lucas (Rua Luiz Voelcker, 285 – Três Figueiras, Porto Alegre)

Entrada Franca 

PROGRAMA:

Arcangelo Corelli: Concerto Grosso op.6 nº 2

Arcangelo Corelli: Concerto Grosso op.6 nº 3

Arcangelo Corelli: Concerto Grosso op.6 nº 4

Georg Friedrich Handel: Concerto Grosso op.6 nº 4

Georg Friedrich Handel: Concerto Grosso op.6 nº 2

Solistas:  

Émerson kretschmer (violino)

Giovani dos Santos (violino)

Alexandre Diel (Violoncelo)

Fernando Cordella (cravo)

 REGÊNCIA: TIAGO FLORES

 

Por: Bruna Paulin