Artistas gaúchas apresentam sarau ‘A Única Negra’, no dia 26, no Parangolé

Na próxima segunda-feira, dia 26, no Parangolé Bar e Restaurante (Lima e Silva, 240), renomadas artistas gaúchas se unem no sarau A Única Negra.  O coletivo reúne cantoras, atrizes, apresentadoras e instrumentistas inspiradas por referências como Leci Brandão, Elza Soares, Elisa Lucinda, Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Maya Angelou e tantas outras em prol da reflexão quanto ao lugar que a mulher negra ocupa na sociedade.  Participam as cantoras Andrea Cavalheiro, Raquel Leão, Glau Barros, Denizeli Cardoso, Camila Toledo e Mirella Pereira; as instrumentistas Gabriela Vilanova (viola) e Mariana Costa (cavaquinho); a atriz  Silvia Duarte e a jornalista Maria Leticia. A banda conta, ainda, com Alexandra Amaral (percussão) e Handyer Oyarzabal (teclados).

O sarau busca provocar poética e musicalmente a plateia quanto a sensação de solidão que pessoas negras ainda sentem em determinados segmentos da sociedade em que ainda são raras. Mesmo no Brasil, um dos países com maior população negra, esta, em grande parte, concentra-se em guetos. Há um caminho longo a se percorrer até que haja equilibro racial em muitas esferas.

– À mulher negra, assim, é predeterminado um lugar, um certo molde. Hipersexualizada do programa de televisão à capa de revista, ora sob a alcunha de mulata ora morena, é restrita à posição de possibilidade sexual,  tendo sua intelectualidade e subjetividade negadas, observa a cantora e jornalista Camila Toledo, uma das organizadoras do evento. – Sua beleza, à margem dos padrões, é silenciada e, assim, sofre pressão para transformar-se, para viver no auto ódio, na falta de identificação, em sofrimento, afirma a artista.

 

SERVIÇO

Sarau A Única Negra

Data: 26 de novembro de 2018, segunda-feira

Local: Parangolé Bar e Restaurante (Rua Lima e Silva, 240), Porto Alegre-RS

Horário: 19h

Couvert: contribuição consciente

 

Por: Silvia Abreu