Núcleo BatuKatu celebra oitavo aniversário com Encontrão no próximo domingo (25), na Redenção, em edição especial caça-talentos e cultura negra

Núcleo Artístico BatuKatu seleciona novos integrantes. Foto Cássio JP Silvia

Na tarde do próximo domingo, dia 25 de novembro, a partir das 15 horas, oBatuKatu Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal RS promove mais uma edição especial dos seus Encontrões, no Parque da Redenção. A atividade contempla todos os públicos, sem restrições de qualquer tipo, e é também dedicada a atrair novos talentos para o Laboratório de Performance e para o Grupo Artístico BatuKatu.

Os Encontros de Experimentação do BatuKatu, conhecidos como “Encontrões“, consistem em uma vivência, similar a uma oficina, em que o principal objetivo é oferecer uma breve, instigante e divertida aproximação ao universo da música corporal, por meio de jogos e dinâmicas de criação e improvisação, e também da tradução (para a linguagem corporal) ou releitura de ritmos e melodias diversas. Como temática, a edição deste mês estará contemplando especialmente a riqueza da cultura negra expressa na música corporal, com uma breve amostra de ritmos e estilos do Brasil e de outros países, como os tradicionais samba, samba-reggae, ijexá, capoeira e maçambique, e técnicas como gumboot (África do Sul), stepping ehambone (EUA).

Os “Encontrões” são a principal ação de difusão e sensibilização promovida pelo núcleo gaúcho de música corporal e representam uma oportunidade permanente para os que desejam experimentar e explorar as mais diversas formas de se “fazer música”, individual e coletivamente, a partir dos recursos oferecidos pelo próprio corpo – como o canto e sons vocais diversos, percussão corporal e vocal (beatboxing), sapateado e outros. Sem pré-requisitos ou restrições de idade, os Encontrões tem congregado, desde abril de 2011, centenas de pessoas de diversas naturalidades e profissões, promovendo ricas trocas culturais e interações estéticas, que ilustram o perfil eclético e transdisciplinar do BatuKatu. São realizados tradicionalmente na tarde do último domingo de cada mês, sendo gratuitos e abertos a todos os interessados.

Desde a fundação, em 2010, o Núcleo BatuKatu vem oferecendo gratuitamente à comunidade diversas atividades de estudos, vivência e experimentação, e também subsidiando parcialmente oficinas de iniciação e capacitação com renomados artistas, como Fernando Barba, diretor do Barbatuques/SP, com o qual já foram realizadas mais de 25 oficinas em oito cidades do Estado. Esse perfil filantrópico e humanitário ilustra a missão maior do BatuKatu e tem inspirado outros projetos pelo Brasil e até em outros países, que passaram a também realizar encontros abertos e gratuitos.

 

SERVIÇO

O QUÊ?  Encontrões BatuKatu 2018 (Encontro de Experimentação de Música Corporal) – Edição especial: Caça-talentos

PRA QUEM? Interessados em (re)conhecer e explorar o corpo como instrumento musical

QUANDO? Dia 25 de novembro de 2018, domingo, das 15h às 17h30

ONDE? Ilha, junto aos Pedalinhos da Redenção

QUANTO? Gratuito

INSCRIÇÕES: batukaeu@batukatu.com.br Inscrição online: https://goo.gl/UzKCbg (facultativa)

INFORMAÇÕES: (51)98404.7608

 

Por: Silvia Abreu