AfroEntes é atração do Som no Salão e se apresenta dia no Salão de Atos da UFRGS

Foto: Maximiliano Souza

A banda AfroEntes integra a programação do projeto Som no Salão e se apresenta no próximo dia 14 de novembroquarta-feira, às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs, em Porto Alegre. No programa, estão canções autorais do coletivo formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tòkunbò (baixo, cavaquinho e vocais) e Vladimir Rodrigues (violão, guitarra e vocais). O repertório é composto, basicamente, por canções autorais, mesclando a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea, em temas dançantes, reflexivos e afirmativos.

Para esta ocasião de celebração e confraternização, foram convidadas as cantoras Loma e Negra Jaque, os músicos Ìdòwú Akínrúlí e Edu do Nascimento e a declamadora Marieta Silveira. Participações especiais de Josi Abidemi (backing vocals) e Eduardo Pacheco (percussão).

entrada é franca, obedecendo a ordem de chegada. Serão aceitas doações de 1 kg de alimentos não perecível, na entrada do show, beneficiando os projetos Ori Inu Ere e Casa do Hip Hop. No hall do Salão de Atos haverá o Bazar Afro, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais são algumas das opções da feira.

Sobre a banda

A banda AfroEntes surgiu em 2015 em Porto Alegre/RS, resgatando um trabalho iniciado no ano de 2000, com a proposta de tocar a música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Segundo seus integrantes, o que motiva a existência da banda é a possibilidade de contribuir para a visibilidade da representação do negro e da negra no cenário cultural gaúcho, buscando elementos da presença afro, onde ela se encontra. A afirmação da positividade do legado do povo negro e a sua real importância na construção cultural e artística gaúcha, brasileira e mundial são metas individuais e coletivas dos AfroEntes.

O trabalho do grupo tem fundamento nos ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de autores que estão por aí e também dos que já se foram, para que sejam reverenciados e vivenciados.

Nessa retomada do trabalho musical, os AfroEntes marcaram presença em vários espaços culturais de Porto Alegre, como o Ponto de Cultura Africanamente, Sopapo Poético, AfroSul-Odomodê, Fórum Social Temático, Semana da Consciência Negra no Largo Zumbi dos Palmares, e também em bares, feiras, terreiros e escolas.

Em setembro de 2016, a banda apresentou o show “Fortaleça seu axé”, na Sala Álvaro Moreira, em Porto Alegre, o primeiro em uma sala teatral, com repertório totalmente autoral, que contagiou o público presente. Em novembro de 2016, fez o show de encerramento da Virada Cultural de Pelotas/RS, um dos maiores eventos artísticos do sul do Estado. Em julho de 2017, realizou show no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e em julho do mesmo ano lançou seu primeiro EP no Teatro Renascença, além de ter realizado shows no Sintrajufe e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

Sobre o projeto

Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da UFRGS, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco os músicos da Trabalho Espaciais Manuais, Motivos Óbvios, Paola Kirst, Três Marias, Voo Livre e Conjunto Linhares, Conjunto Musical La Digna Rabia, Banda Calote, Raquel Leão, Trem Imperial, Tratak, Bhia Tabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, Quinteto Canjerana, entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.

SERVIÇO:

O Quê:  Os AfroEntes no “Som do Salão”

Quando: Dia 14 de novembro de 2018, quarta-feira, às 20h

Onde: Salão de Atos da Ufrgs (Avenida Paulo Gama, 110, Bom Fim), Porto Alegre-RS

Quando: Entrada franca

Outras informações:

Duração do show: 1h30min

Classificação Etária: livre

Realização: AfroEntes

 

Por: Silvia Abreu