Homenagem a Caio Fernando Abreu ocorre na Casa de Cultura Mario Quintana

O espetáculo “Sem Ana”, baseado no conto de Caio Fernando Abreu, “Sem Ana, Blues”, será apresentado dia 31 de outubro na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) pelo ator e professor do curso de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Daniel Furtado. O evento é gratuito e faz parte do Projeto Universidade na Casa, da CCMQ. A distribuição de senhas ocorre uma hora antes na bilheteria do teatro.

Quem foi Caio Fernando Abreu

O escritor nasceu há 70 anos em Santiago, perto da fronteira com o Uruguai. Transitou entre teatro, romances, crônicas, novelas e, principalmente, contos, gênero no qual teve o maior reconhecimento em sua carreira, interrompida pela morte por AIDS, em 1996.

O trabalho, que homenageia o escritor gaúcho, tem como base a linguagem da dança-teatro, onde texto, movimento, dança e interpretação se fundem para contar a história. O texto fala sobre o amor, a perda e o sempre difícil recomeço. O espetáculo busca, através de uma montagem intimista, que valoriza o contato direto com o público, falar diretamente aos corações dos espectadores, expondo experiências e emoções comuns a todos.

O espetáculo

O trabalho é fruto de uma longa pesquisa, tanto nas áreas de teatro e dança, como em adaptações de textos narrativos para a cena – ou transcriações -, utilizando-se do termo cunhado por Haroldo de Campos. Este conceito norteia a dissertação de mestrado de Furtado, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicada agora em livro. Para o ator, a passagem de um texto narrativo para a cena teatral é algo mais amplo e complexo que uma adaptação. “Trata-se de um processo de criação, de tradução entre linguagens diferentes, a literária e a do palco, daí transcriação, termo criado por Haroldo de Campos para se referir à tradução poética”, explica.

O espetáculo é baseado no conto “Sem Ana, Blues”, que integra o livro de Caio Fernando Abreu “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso”, lançado em 1988. Caio, considerado pela crítica um dos maiores contistas brasileiros do século XX, traz, nessa publicação, 13 histórias relacionadas ao amor: Amor e sexo, amor e morte, amor e abandono, amor e alegria, amor e memória, amor e medo, amor e loucura.

FICHA TÉCNICA

Concepção e Atuação: Daniel Furtado.

Assistência de direção – olhar de fora: Maria Falkembach.

Cenário: Helene Sacco.

Figurino: June Martino.

Iluminação: Daniel Furtado.

Assistência na coreografia da dança de salão: Flavia Marchi.

Fotografia: Camila Hein.

Projeto Gráfico: Valder Valeirão e Nativu Design.

Produção Executiva: June Martino e Mariah Moreira.

SERVIÇO

Espetáculo “Sem Ana”.

Quando: 31 de outubro | Quarta-feira.

Horário: 20h.

Local: Sala Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736).

Evento gratuito com distribuição de senhas uma hora antes na bilheteria.