Concerto da Camerata Lux Sonora celebra obras do barroco na Livraria Cultura

Foto: Neitor Corrêa

Auditório Eva Herz, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre, sedia no próximo dia 27 de outubrosábado, às 19h, mais um concerto do Lux Sonora.  Dirigido por Rafael Marques, o Lux Sonora celebra o repertório Barroco dos séculos XVII a XVIII, em seus concertos, época marcada pela crise dos valores renascentistas e que gerou uma nova visão de mundo, por meio de lutas religiosas e dualismo entre espírito e razão. Para a realização da performance musical, o conjunto utiliza a instrumentação moderna, ancorando-se na pesquisa musical e interpretativa. Vale-se da poética que constitui a fascinante linguagem do referido período histórico, em que sonoridade, afetos, texto e a habilidade criativa dos músicos é evidenciada.

A cada concerto, um novo repertório é oferecido ao público, ampliando-se as possibilidades de fruição da proposta interpretativa do Lux Sonora. O repertório deste concerto faz uma imersão nas diferentes formas musicais do período barroco, quando está presente a escrita contrapontística, cânones, ornamentação, o baixo contínuo, danças e a ópera. É composto por obras de Bárbara Strozzi, Claudio Monteverdi, Henry Purcell, John Dowland, G.P. Telemann entre outros

Com direção artística de Rafael Marques, o Lux Sonora é composto pelos seguintes músicos: Bruno Santos (flauta doce), Danielle Chaves (flauta doce), Elizander Dutra (fagote), Rafael Marques (flauta transversa), Luis Guerin (violino), Luiza Prohmann (contrabaixo), Lais Roman (violino) e Cuca Medina (mezzo soprano).

Lux Sonora tem o apoio do Instituto Popular de Arte-Educação – IPDAE, associação sem fins econômicos que reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas,  a Escola de Música Sandberg, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião e da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta.

Os próximos concertos ocorrerão no dia 14 de novembro no Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa e no dia 15 de dezembro no Auditório Eva Herz, na Livraria Cultura.

 

SERVIÇO:

O Quê: Concerto Lux Sonora

Onde: Auditório Eva Herz da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country, Av. Túlio de Rose, 80 – 302 – Passo d’Areia), Porto Alegre

Quando: Dia 27 de outubro de 2018, sábado, às 19h

Quanto:  R$ 30,00 (Inteira) | R$ 15,00 (Meia)

Vendas:  www.ingressorapido.com.br e na bilheteria da Livraria Cultura

 

Por: Silvia Abreu