Inclusão em Cena leva teatro gratuito ao público infantil

O projeto Inclusão em Cena tem uma programação especial durante o mês de outubro, com foco no público infantil. Patrocinado pela Braskem, o conjunto de apresentações leva a comunidades que não costumam ter acesso ao teatro todo o encanto dos espetáculos, aproveitando a atmosfera proporcionada pelo Porto Alegre em Cena que percorreu a capital em setembro. Os espetáculos do Inclusão em Cena acontecem em escolas, teatros e espaços públicos. Todas as atividades do projeto são gratuitas.

No dia 12 de outubro, dia das crianças, será oferecida uma programação especial no Centro Municipal da Cultura a partir das 14h. Haverá apresentações de teatro, brincadeiras e oficinas infantis, aberta a todos.

Uma das novidades deste ano é a estreia nos palcos de alunos que participaram do Sábado em Cena, projeto realizado há quatro anos que leva estudantes da rede pública para conhecer os bastidores do Porto Alegre em Cena. Eles participam de oficinas de teatro, conversam com artistas e organizadores do festival e assistem peças que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. Dois grupos prepararam espetáculos que serão apresentados à comunidade escolar, familiares e público em geral no Teatro Renascença nos dias 14 e 15 de outubro.

O Inclusão em Cena é apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Braskem. A agente cultural é a Leão Produções. Apoio cultural SESI FIERGS e financiamento do Pró-cultura RS.

Programação especial – Dia das Crianças

Centro Municipal de Cultura – 12 de outubro

14h – Oficina O ator Criador (para adultos e crianças)

14h30, 15h30 e 16h30 – Oficina de confecção de bonecas Abayomi

15h – Mani Manioca – Sala Álvaro Moreyra

16h – Pum, Histórias Mal Cheirosas – Saguão

17h – Alice além da Toca do Coelho – Teatro Renascença

Sábado em Cena

Dia 13, às 19h – O Outro Lado do Portal (Grupo de Teatro MQ – Emef Mario Quintana)

Dia 14, às 18h – Olhares (Grupo de Teatro Guerreiro Lima – Emef Afonso Guerreiro Lima)

 

Por: Marina Goulart