Festival da primavera no Vila Flores começa dia 06 de outubro

Foto: Rogério Soares

O início da primavera marca a volta do sol e o despertar da terra. A mudança da estação traz sentimentos de renovação e equilíbrio. Além das flores, as ideias que amadureceram durante o inverno desabrocham. É hora de colocar em prática os projetos e de se reconectar com a natureza.

A primeira edição do Festival da Primavera no Vila Flores acontece no dia 06 de outubro, convidando a comunidade para sair à rua, celebrar as relações e vivenciar uma programação cultural e educativa. O evento começa às 11h e terá diversas atividades culturais e oficinas durante o dia.

Produzido pela Associação Cultural Vila Flores (ACVF), residentes e parceiros do espaço, o evento tem entrada franca com contribuição consciente. Por tradição, o dinheiro arrecadado na venda de produtos é revertida para melhorias estruturais do complexo e atividades promovidas pela ACVF. Também haverá recebimento de doações de alimentos que serão encaminhados para o projeto Cozinhar e Servir, um grupo de pessoas unidas com um único objetivo: alimentar quem tem fome! https://www.facebook.com/cozinhareservir/

Programação para crianças e adultos

A programação inicia às 11h com feira gastronômica e aulas abertas das atividades residentes do Vila Flores. As práticas de kung fu e yoga irão iniciar às 11h. A editora Besouro Box conduz diferentes atividades e sessões de autógrafos, com as presenças ilustres dos escritores Tabajara Ruas, Valesca de Assis e Simone Saueressig. Reaproveitando materiais que geralmente são descartados no dia-a-dia, Luciana Delacroix vai ministrar uma oficina para construção de caleidoscópios, que formam mandalas multicoloridas.  A oficina de Desenho e Autoconhecimento, da Betina Nilsson, vai utilizar a arte como plataforma de expressão e transformação. As iniciativas de moda residentes do Vila Flores, Humanus e RestoZero, vão dar um workshop de customização de camisetas.

Durante a tarde, o mutirão verde vai ensinar a fazer bombas de semente, distribuir mudas de plantas e placas informativas para horta. Às 15h o Vila Flores vai levar alegria e cuidado até a Praça Florida, lugar que já foi muito importante para o encontro da vizinhança. Lá, as crianças e adolescentes do Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini apresentam-se com a Banda Ecos. O projeto possibilita aliar arte, cultura e inclusão social. Na volta para o Vila será feito um cortejo para convidar os vizinhos a se juntar à festa, onde a música tema do Vila Flores será lançada. A composição fala sobre a alegria, as cores e os amores que envolvem o espaço e foi gravada por Jottagá, Veco Marques, Marcio Bandeira e Marlos Domingues.

Às 17h, a banda The Besouros anima a criançada cantando os clássicos dos The Beatles e contando histórias que mostram a bela mensagem de paz e amor que o grupo deixou para o mundo. Na sequência, um pocket show do violinista Felipe Karam, encerrado com danças circulares conduzidas por Patrícia Preiss. Para fechar a noite com muita música e ninguém ficar parado, as gurias do 50 Tons de Preta enchem o Vila Flores com cores e texturas dos ritmos afro brasileiros, cantando sambas e clássicos da MPB, além de composições autorais.

Durante todo o dia, o público ainda pode conferir a feira de expositores, onde todos os ateliers de arte e moda do espaço estarão abertos, além dos estandes convidados da Cooperativa 20 de Novembro, banca de trocas e venda de produtos do projeto Pandorga, livros da Besouro Box, e ONG Patas Dadas. O evento ainda lança oficialmente seu novo painel na galeria a céu aberto, realizada em homenagem à primavera pelos grafiteiros Leopoldo Constanzo, Maick “sei lá” e Lucas Pascecnic.

Programação:

10h às 13h – Oficina de Caleidoscópios com Lu Delacroix (Miolo)

11h às 22h – Feira de gastronomia e expositores (Galpão e Pátio)

11h – Aulas abertas de yoga (Pátio)

11h30 – Aula aberta de kung fu (Pátio)

11h – Bate-papo “Personagens gaúchos no cinema de Tabajara Ruas: Gumercindo” com Tabajara Ruas (Galpão)

13h – DOBRA TUPINIQUIM: uma introdução a ficção científica brasileira com Simone Saueressig (Galpão)

14h – Oficina de Desenho e Autoconhecimento (Miolo)

14h – O Desbloqueio para a Escrita Criativa com Valesca de Assis (Galpão)

14h – Roda de conversa com Silvia Marcuzzo

14h – Mutirão Verde – fazendo mudas, bombas de semente (com Yoko – Hortas Urbanas) e placas para horta (Pátio)

14h30 – Oficina de Customização, Construção e Desconstrução de Camisetas com Humanus e RestoZero

15h – Apresentação da Banda Ecos na Praça Florida

16h – Cortejo da Praça Florida ao Vila Flores

17h – Show de The Besouros

19h – Pocket show de Felipe Karam

19h30 – Danças Circulares com Pati Preiss

20h – Show de 50 Tons de Pretas

22h – Encerramento

Serviço:

Festival da Primavera no Vila Flores

Sábado, dia 06 de outubro, das 11h às 22h
Vila Flores – entrada pela Rua Hoffmann, 459. Bairro Floresta. POA/RS.

Entrada franca com contribuição consciente

Evento Facebook: https://bit.ly/festival-da-primavera

 

Por: Maiara Dallagnol