Espetáculo Le Bufê coloca em cena o cômico e a crítica com o casal Celói e Linguiça

15Estreia no dia 27 de setembro, às 20 horas a primeira temporada do espetáculo Le Bufê, peça teatral inédita com Aline Marques e Eduardo d’Avila. Em cena, o casal, Celói & Linguiça propõe salvar a noite do espectador, com um espetáculo de bufões que, em cada risada, traz ao público um retrogosto amargo de crítica e denúncia. O espetáculo fica em cartaz nos dias 27,28,29 e 30 de setembro e 04, 05, 06 e 07 de outubro, sempre às 20 horas, na Sala Álvaro Moreyra – Avenida Érico Veríssimo, nº 307, em Porto Alegre.

“Celói e Linguiça são como um espelho embaçado do mundo. Tocam, de forma cômica e grotesca, em temas pertinentes e variados, expondo o que há de inacessível na arte contemporânea, de impessoal nas relações virtuais, de falso na bondade que atende somente ao moralismo e de abusivo nas relações de poder do homem sobre a mulher”, define Aline, que assina a orientação da máscara bufão – técnica que pesquisa desde 2005, já contabilizando premiadas personagens com As Bufa (2008) e Valdorf (2016). Com os espetáculos, foi vencedora do Prêmio Açorianos Revelação e Melhor Atriz, respectivamente.

Eduardo, que, ao lado de Aline, assina a direção, texto e atuação de Le Bufê, atuou em Prata Paraíso, premiada como Melhor Espetáculo em 2017. Além disso, o espetáculo conta com trilha sonora original de André Paz, cantor e compositor, indicado ao Açorianos de Música em 2013 com o grupo Quiçá Se Fosse.

No inédito Le Bufê, um emaranhado de comicidade e crítica se misturam às personagens Celói e Linguiça. Ela, mulher vivida, cheia de passado, um poço de charme, coração bom e cabeça quente. Ele, três metros de altura, nada de fundura, sorriso de piano, é um jovem aprendiz da vida com caráter duvidoso. Como textura, a técnica teatral cômica e grotesca que propõe a busca pela versão bufa de cada ator. “O bufão não é um personagem criado ou imitado, mas é a dilatação das dores, das imperfeições, da sensibilidade, da comicidade e do grotesco do artista”, explica Aline.

O espetáculo Le Bufê tem a produção de Casa de Madeira e fica em cartaz nos dias 27,28,29 e 30 de setembro e 04, 05, 06 e 07 de outubro, sempre às 20 horas, na Sala Álvaro Moreyra (Avenida Érico Veríssimo, nº 307, Porto Alegre).

O quê: Le Bufê

Quando: 27,28,29 e 30 de setembro e 04, 05, 06 e 07 de outubro, sempre às 20 horas

Onde: Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo, nº 307)

FICHA TÉCNICA:

Orientação técnica da máscara bufão: Aline Marques

Direção: Aline Marques e Eduardo d’Avila

Texto: Aline Marques e Eduardo d’Avila

Atuação: Aline Marques e Eduardo d’Avila

Trilha sonora original: André Paz

Cenário, figurino e maquiagem: Aline Marques e Eduardo d’Avila

Material Gráfico: Gilmar Barcarol

Produção: Casa de Madeira

Agradecimentos: Camila Diehl, Marcelo Fantin, Marina Mentz, Marlene Marques, Gilmar Barcarol e Grupojogo De ExperimentAção Cênica.

Por: Marina Mentz